Bioclimatologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Bioclimatologia é um campo científico interdisciplinar que tem como objecto de estudo as interacções entre a biosfera e a atmosfera terrestre, tendo como escala temporal as estações do ano ou intervalos de tempo superiores (contrastando com a Biometeorologia).

Exemplos de Processos Relevantes[editar | editar código-fonte]

Os processos climáticos influenciam fortemente a distribuição, tamanho, formas e propriedades dos organismos vivos na Terra. Por exemplo, a circulação geral da atmosfera à escala planetária determina de uma maneira geral as localizações dos grandes desertos ou as áreas sujeitas a regimes de precipitação frequente. Por sua vez, o regime de precipitação determina fortemente o tipo de seres vivos que habitam estes ambientes.

A Biosfera tem tido um papel vital na actual composição química da atmosfera terrestre, em especial durante a evolução inicial do planeta. Actualmente, só a vegetação terrestre troca cerca de 60 biliões de toneladas de carbono com a atmosfera todos os anos, através dos processos de fotossíntese e respiração, tendo desta forma um papel muito importante no ciclo do carbono. De uma perspectiva global e anual, pequenas variações nestes dois processos (como as que ocorrem através de alterações na cobertura vegetal e no uso da terra), contribuem para o corrente aumento das concentrações atmosféricas de dióxido de carbono.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • M. I. Budyko (1974) Climate and Life, Academic Press, New York, 508 pp., ISBN 0-12-139450-6.
  • David M. Gates (1980) Biophysical Ecology, Springer-Verlag, New York, 611 pp., ISBN 0-387-90414-X.
  • Stephen H. Schneider and Randi Londer (1984) The Coevolution of Climate and Life, Sierra Club Books, San Francisco, 563 pp., ISBN 0-87156-349-5.
Ícone de esboço Este artigo sobre ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.