Bisalhães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Oleiro em Bisalhães a trabalhar o "barro preto"
Olaria Negra de Bisalhães

Bisalhães é uma aldeia situada na encosta sul da freguesia de Mondrões, concelho de Vila Real, em Portugal.

Barro preto de Bisalhães[editar | editar código-fonte]

É célebre pela olaria de Bisalhães, mais conhecida por "Barro preto de Bisalhães".

O processo de fabrico da Olaria Negra de Bisalhães foi declarado Património Cultural Imaterial da Unesco em 29 de novembro de 2016 durante a reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Adis Abeba, na Etiópia.

A olaria negra de Bisalhães está incluída na lista do Património Cultural Imaterial que necessita de medidas urgentes de salvaguarda da UNESCO, sendo o outro elemento português o fabrico de chocalhos.

A candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Vila Real por se tratar de uma atividade em vias de extinção, cuja principal dificuldade que enfrenta é o facto de existirem apenas cinco oleiros a dedicar-se a esta arte e com idade avançada.

Este processo ancestral passa por cozer as peças feitas pelos oleiros em fornos abertos na terra, onde são queimadas giestas, caruma e carquejas que são depois abafadas com terra que, misturada com o fumo, confere a cor negra às peças de barro.

O processo de confeção da olaria de Bisalhães remonta, pelo menos, ao século XVI. Esse método ancestral, desde a preparação do barro à cozedura da louça, foi o primeiro registo cultural de âmbito produtivo, onde prevalece o fator do trabalho humano, a ser incluído no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências