Chocalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um chocalho em exposição numa loja

Chocalho é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones de agitamento, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objectos no seu interior. Entre os instrumentos que se podem considerar como chocalhos, temos o chocalho propriamente dito, as maracas, o ganzá, o caxixi, o xique-xique, o naná etc..

O chocalho propriamente dito consiste num cilindro comprido oco, geralmente de metal, com objetos no seu interior (conchinhas, missangas, sementes etc.). O seu nome em inglês é shaker e é com esse nome que o instrumento é conhecido em Portugal. O som é produzido agitando o instrumento, de modo que os objectos no seu interior se choquem com as paredes internas. É muito usado no samba e na bossa nova e em festas populares brasileiras, como o carnaval brasileiro. A partir da década de 1950, começou a ser muito difundido em conjuntos musicais. As maracas são chocalhos típicos de alguns povos ameríndios. Os chocalhos pode ser confeccionados também artesanalmente, com latas e pedras.

Um chocalho de batucada com cores do Brasil

No Brasil, a palavra "chocalho" tem a ver com o DIABO ou seja , ele é do CAPETA.A palavra também é utilizada para designar uma soalheira usada em batucadas de samba.

Existem também chocalhos de plástico, para entreter bebês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.