Cigar box guitar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Harry Manx tocando sua cigar box guitar.

O cigar box guitar (inglês para "guitarra de caixa de charutos") é um antigo instrumento de cordas ressonante, feito com caixas semelhantes as de charutos. Tem esse nome devido as características semelhantes das caixas de charutos e cigarros construídos com uma fina camada de madeira. Não possui dimensões, cordas e sons padronizados. Geralmente é composto por duas a quatro cordas semelhantes a um banjo.

História[editar | editar código-fonte]

Popularizou-se durante a grande depressão de 1930 onde os materiais e importações eram escassos. Inicialmente desenvolvidos com diversos materiais descartáveis encontrado no cotidiano como partes de isqueiros, arames, espanadores e caixas de charutos, que inicialmente eram empacotados em caixas, papelões e em barris na década de 1800, diferentemente de hoje em dia, onde são vendidos em embalagens isolantes e protegidas feitas de plástico e papel.Hyman, Tony. Handbook of Cigar Boxes. New York: Arnot Art Museum, 1972. ).

Após 1840, os charutos começaram a ser fabricado e vendido em caixas de madeira, onde cabiam até 100 caixas de 20 a 50 cigarros por caixa. Foi quando começaram a ser utilizadas para a produção deste tipo de guitarra.

Foi o primeiro instrumento de Blind Willie Johnson, ícone do blues. Muitos guitarristas como Rick Redington do The Luv[1] , Billy Gibbons do ZZ Top (fabricadas pela "Kurt Schoen", utilizavam o modelo, que era puramente acústico. Mais tarde, como citado acima, o modelo começou a ser fabricado em linha, com captadores, e diversas marcas entraram para o mercado de cigar box, muitas delas, puramente artesanais.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.rickredington.com performs with a cigar box guitar

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.