Corne inglês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Corne inglês.

O corne inglês (ou corno inglês) é um instrumento de sopro de palheta dupla, da família do oboé. É um instrumento transpositor em , portanto uma quinta abaixo do oboé, em .[1] Sendo um instrumento mais grave, também é maior do que o oboé, e geralmente o instrumentista necessita de uma alça no pescoço para auxiliar o suporte, como no caso do fagote e de alguns tipos de saxofone. A palheta dupla utilizada no corne inglês é muito semelhante à do oboé, mas não é inserida diretamente no instrumento e, sim, em um bocal.[2] Mesmo sendo transpositor, a técnica é a mesma do oboé, e suas partes são escritas como se fossem tocadas em dó, para facilitar o trabalho do oboísta que estiver tocando um corne inglês. A formação de todo instrumentista de corne inglês passa antes pelo aprendizado do oboé.

Tessitura real do Corne inglês
Tessitura transposta na partitura.

Apesar de não ser rigorosamente análogo ao oboé (como o são o oboé piccolo, o oboé baixo e o oboé contrabaixo), o corne inglês pode ser considerado um oboé tenor. O oboé seria a voz soprano, o oboé d'amore a voz de contralto, e o oboé baixo a voz do baixo.

Uso orquestral[editar | editar código-fonte]

O timbre do corne inglês, por ser mais grave, é mais aveludado e escuro que do oboé. Na verdade, seus graves são muito penetrantes e em contrapartida, quanto mais agudas as notas, mais o som fica abafado, como no fagote. Seu uso é mais incomum, tendo sido mais utilizado em peças orquestrais a partir do século XIX. Um solo de corne inglês bastante conhecido está no 2.º movimento da Nona Sinfonia de Antonín Dvořák, conhecida como "Novo Mundo":

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Não se sabe exatamente de onde surgiu a denominação "corne inglês". Uma teoria é que as versões do instrumento datadas do século XVIII seriam parecidas com o oboé da caccia, um instrumento barroco contralto da família do oboé, que tinha a forma curvilínea, e por isso era chamado de cor anglé (que significa "chifre angulado") ou corps anglé (que significa "corpo angulado"), também utilizado em caçadas, nos primórdios dos tempos. O nome atual, "corne inglês", seria então uma tradução de uma corruptela em francês cor anglais.[3] Em alemão o corne inglês era chamado de Engelisch-horn (trompa angelical ou trompa dos anjos).

O cone inglês, assim como o oboé, teve como antecessor a charamela.

Links Externos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.