Batá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tambores batás (da esquerda: Oconcolô, Iá, Itotelê) (foto cortesia Harold Muñiz)

Batá é um tambor coberto com couro nas duas extremidades, sendo um dos lados maior que o outro. O instrumento de percussão é usado principalmente em ritos religiosos ou semirreligiosos da cultura iorubá na Nigéria, bem como por praticantes de Santeria em Cuba, Haiti, Porto Rico, e no Estados Unidos. É relativamente raro nas religiões afro-brasileiras, com a exceção do Tambor de Mina do Maranhão, onde é extensivamente usado.

Tanto na África como no Novo Mundo, o batá é tradicionalmente associado ao orixá Xangô ou a seu equivalente Badé. O tambor Batá na sua versão afro-cubana foi introduzido no Brasil por praticantes brasileiros da Santeria. Existem no Rio de Janeiro dois batás consagrados, "de fundamento".

História[editar | editar código-fonte]

Há muitas diferenças entre os tipos de Batás existentes no mundo. Ocasionalmente, nativos de culturas aonde os batás foram originados, como no caso do iorubá, usado para rituais religiosos e, desde a sua introdução em cuba em 1820, tem se entendido em parte a cultura do povo sudoeste da Nigéria.

Os batás remontam há aproximadamente 500 anos, e se acredita que tenham sido introduzidas pelo rei Xangô. Apesar da longa história anterior, o instrumento não se espalhou até 1800 com o comércio dos escravos africanos, que foram algo em torno de 300 000 que foram para Cuba. Suas religiões e crenças dos iorubás foram levadas com eles e eventualmente se tornou base para o que é conhecido como Santeria (ou Santería de Cuba). Esta religião gerou a criação do primeiro batá sagrado em Cuba por volta de 1830 por um iorubá com o nome de Anhabi.

O Batá foi demoradamente introduzido na cultura cubana dentro de algum tempo, quando começou a ser usada em outras coisas, como em uma gravação em uma radio cubana em 1932 aonde o Batá foi usado para performar musica folclórica. Usos como esses tem sido cada vez mais usados devido ao aumento do conhecimento sobre o instrumento, muitos músicos tem utilizado os Batás em gravações ou em performances ao vivo.

No Tambor de Mina do Maranhão, os batás ou abatás[1] são tambores horizontais feitos de madeira, compensado ou zinco, encourados com pele nas duas extremidades, apoiados sobre um cavalete de madeira, afinados por torniquete e tocados com as mãos. Seus tocadores são chamados de batazeiros ou abatazeiros.

Referências

  • Mason, John (1992) Orin Orisa: Songs for Selected Heads. Brooklyn, NY: Yoruba Theological Archministry
  • Amira, John & Cornelius, Steven (Re-Issued 1999) The Music Of Santería: Traditional Rhythms Of The Batá Drums: The Oru Del Igbodu White Cliffs Media
  • Ajayi, Omofolabo S. (1998) Yoruba Dance: The Semiotics of Movement and Body Attitude in a Nigerian Culture Trenton, NJ: Africa World Press