Violoncelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Violoncelo
Informações
Classificação Violino
Viola
Contrabaixo
Classificação Hornbostel-Sachs Cordofone

O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas, primeira corda- LÁ, segunda- RÉ, terceira-SOL e quarta- DÓ.

O instrumento pertence à sub-família dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas. Essa família se diferencia da familia do violão tanto pela afinação, que ali se dá em quartas em vez de quintas, tanto pela forma diferenciada do instrumento.

A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.

Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII.

Materiais e partes[editar | editar código-fonte]

O violoncelo é um instrumento constituido de muitas partes, principalmente de madeira (abeto, bordo e ébano). Alguns componentes (como o espigão) e pequenos detalhes podem ser feitos de aço, borracha ou outros materiais.

Obras significativas com e para o instrumento[editar | editar código-fonte]

Detalhe do cavalete de um violoncelo.

Como solista:

Intérpretes de destaque[editar | editar código-fonte]

Gregor Piatigorsky

Jacqueline du Pré

Janos Starker

Julian Lloyd Webber

Mischa Maisky

Pablo Casals

Rostropovich

Yo-Yo Ma

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Violoncelo
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música Erudita