Bodhrán

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bodhrán

O bodhrán é um instrumento musical de percussão irlandês que assemelha-se a um tamborim. O couro é preso em um dos lados do instrumento. O outro lado é aberto para que uma mão do músico seja posicionada contra o lado coberto a fim de controlar a altura e timbre do som.

História[editar | editar código-fonte]

O bodhrán foi usado durante a rebelião irlandesa de 1603 pelo exército irlandês como uma bateria de guerra. Ele era usado para organizar os soldados, e para anunciar a chegada militar. Uma adição relativamente nova à música celta, o bodhrán substituiu o papel do tamborim.

O instrumento é similar a tambores distribuídos pelo norte da África e no Oriente Médio. Da mesma forma, alguns instrumentos de percussão de povos ameríndios também são bastante parecidos com o bodhrán.

Não existem referências conhecidas para desse nome especificamente antes do século XVII. O instrumento por si próprio não ganhou reconhecimento na música folclórica irlandesa até a década de 1950, quando tornou-se famoso com o trabalho de bandas como The Clancy Brothers. Uma banda atual que fez uso do bodhrán é a irlandesa The Corrs em seu álbum acústico The Corrs Unplugged.

Apesar de mais comum somente na Irlanda, o bodhrán ganhou popularidade através da música celta, especialmente na Escócia.

Fergus O'Byrne

Músicos[editar | editar código-fonte]

Alguns tocadores de bodhrán notáveis incluem:

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bodhrán
Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.