Black 'N Blue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Black 'N Blue
KISS0511-1000.jpg
Tommy Thayer, guitarrista da banda, atualmente no Kiss
Informação geral
País EUA Flag of the United States.svg
Gênero(s) Glam metal


Black 'n Blue foi uma banda de glam metal, formada pelo vocalista Jaime St. James, os guitarristas Tommy Thayer e Jeff Warner, o baixista Patrick Young, e o baterista Pete Holmes. Eram apontados por muitos como uma promessa musical, uma banda de grande sucesso, mas apesar de ter fãs fiéis, nunca obtiveram grande sucesso comercial.

História[editar | editar código-fonte]

A banda foi formada em 1981 em Portland, Oregon e foram originalmente conhecida como Movie Star. Eles mudaram-se para Los Angeles em 1982, e nesse mesmo ano fez sua primeira aparição registrada - um álbum independente, compilação que também contava com Metallica, Ratt, e Malice.

Em 1984, eles lançaram Black N'Blue, seu primeiro álbum. Este álbum incluía o que talvez seja seu hit mais conhecido, até à data, "Hold On a 18", o que tornou o álbum um sucesso moderado. Em seguinda, lançaram o disco Without Love. Neste álbum a banda sacrificou seu som original em favor de um som mais polido, comercial, pop-metal, que desagradou muitos fãs. Embora as faixas "SWithout Love" e "Miss Mystery" foram lançadas como singles, nenhum deles viu grande sucesso, e o álbum foi um pouco de desilusão. Uma terceira faixa deste álbum, "Nature of the Beach" apareceu no filme Vision Quest (também conhecido como Crazy for You) e também apareceu como a B-side à Madonna único "Gambler" do mesmo filme, embora tenha não tenha sidona trilha sonora do LP. A banda lançou ainda mais dois álbuns sob o rótulo, o que viam, fazendo um esforço consciente para regressar ao som bruto original que caracteriza a música em sua estréia. Ambos os álbuns foram produzidos por Gene Simmons, mas mesmo assim não foi o suficiente para recuperar o som da banda, que se separou em 1989.

Os cinco membros originais reuniram-se no Dia das Bruxas de 1997 para uma performance ao vivo, que foi gravado e lançado no ano seguinte como um álbum ao vivo, One Night Only: Live. Esta reunião foi passageira, e nenhuma outra turnê seguiu. A banda voltou novamente em 2003 (desta vez, sem Thayer, que estava contratado como guitarrista do Kiss, onde permanece até hoje) para turnê e gravar um novo álbum, intitulado Hell Yeah!. Shawn Sonnenschein foi chamado para gravar a guitarra no álbum. O álbum foi inicialmente programado para ser lançado em Setembro de 2003, mas foi adiado várias vezes. Cogita-se que o mesmo possa ser lançado ainda em 2008.

Jaime St. James tornou-se vocalista do Warrant, e Tommy Thayer ainda é o guitarrista do Kiss, e Pete Holmes está atualmente tocando com Malice e Mandy Lion's WWIII.

Black 'n Blue fez uma reunião em sua cidade natal, em 8 de dezembro de 2007 em Berbati Pan's. O concerto beneficiou a banda da amiga de longa data Kenny Nordone em sua luta contra o cancro.

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Jaime St. James: Vocal
  • Tommy Thayer: Guitarra
  • Jeff "Woop" Warner: Guitarra
  • Patrick Young: Baixo
  • Pete Holmes: Bateria

Discografia[editar | editar código-fonte]