Bloco da tabela periódica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Bloques tabla periódica.png


Bloco da Tabela Periódica é qualquer conjunto de grupos cujos elementos possuam o elétron de mais alta energia no mesmo orbital atômico. Então, são blocos:

Os nomes dos blocos são derivados das características das suas linhas espectroscópicas associados aos seus orbitais atômicos: sharp, principal, diffuse e fundamental - grafia inglesa. O restante é recebe o nome por critério de ordem alfabética.[1] [2] .

Bloco s[editar | editar código-fonte]

Bloco s da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico s. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação".

Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "s" são:

Bloco p[editar | editar código-fonte]

Bloco p da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico p. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação".

Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "p" são:

Bloco d[editar | editar código-fonte]

Bloco d da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico d. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação".

Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "d" são todos da série metais de transição:

Bloco f[editar | editar código-fonte]

Bloco f da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico f. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação".

Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "f" são todos da série metais de transição interna:

Bloco g[editar | editar código-fonte]

Bloco g da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico g. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação". O orbital g é um orbital hipotético.

Ainda não é conhecido elemento químico cujo elétron diferenciador ocupe orbital "g", o que ocorreria a partir do número atômico 121.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Griffiths, David. Introduction to Quantum Mechanics. [S.l.]: Prentice Hall, 1995. 190–191 p. ISBN 0-13-124405-1
  2. Levine, Ira. Quantum Chemistry. 5 ed. [S.l.]: Prentice Hall, 2000. 144–145 p. ISBN 0-13-685512-1