Bloco da tabela periódica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Bloco da Tabela Periódica é qualquer conjunto de grupos cujos elementos possuam o elétron de mais alta energia no mesmo orbital atômico. Então, são blocos:

Bloques tabla periódica.png

Bloco s[editar | editar código-fonte]

Bloco s da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico s. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação".

Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "s" são:

Bloco p[editar | editar código-fonte]

Bloco p da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico p. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação".

Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "p" são:

Bloco d[editar | editar código-fonte]

Bloco d da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico d. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação".

Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "d" são todos da série metais de transição:

Bloco f[editar | editar código-fonte]

Bloco f da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico f. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação".

Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "f" são todos da série metal de transição interna:

Bloco g[editar | editar código-fonte]

Bloco g da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico g. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação". O orbital g é um orbital hipotético.

Ainda não é conhecido elemento químico cujo elétron diferenciador ocupe orbital "g", o que ocorreria a partir do número atômico 121.

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.