Bola rompedora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo foi traduzido de uma versão noutra língua (versão original). Você pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Uma bola rompedora a destruir um velho moinho em Dresden.

Uma bola rompedora ou bola de demolição é uma pesada bola de aço ou ferro, normalmente presa por um cabo à um guindaste, que é usada para a demolição de grandes edifícios. Foi bastante popular durante as décadas de 50 e 60. Várias companhias de demolição declararam ter inventado a bola rompedora, entretanto, não há um consenso sobre quem a usou primeiro.[carece de fontes?]

Com a invenção de escavadores hidráulicos e outros maquinários, a bola rompedora tornou-se menos popular em demolições porque sua eficiência era menor comparada a escavadeiras de longo alcance. Embora a bola rompedora seja o meio mais eficaz de demolir uma estrutura armada de concreto, seu uso tem diminuído bastante.

Construção e design[editar | editar código-fonte]

Bolas rompedoras modernas passaram por pequenas modificações, com a esfera de metal mudada para o formato de uma pêra com uma porção do topo cortada. Este formato permite a bola ser mais facilmente puxada através de coberturas e paredes grossas de concreto após tê-las atravessado.

Bolas rompedoras pesam cerca de 1.000 a 12.000 libras (de 450 a 5.400 quilos aproximadamente). As bolas modernas são feitas de aço forjado, o que significa que o aço não é posto em uma moldura em estado moldável. Ela é formada sob pressão muito alta enquanto o aço está em brasa (mole, mas não derretido) para comprimir e fortalecê-la.

Método de uso[editar | editar código-fonte]

Para demolir telhados e outras superfícies horizontais, a bola é tipicamente suspensa por uma longa corrente de aço presa a um gancho de um guindaste de lança sobre a estrutura; a presilha da corda é solta e a bola é capaz de cair livremente sobre a estrutura. Para demolir paredes, a bola é suspensa até a altura desejada em um guindaste e uma corda secundária de aço puxa a bola em direção a cabine do guindaste. A presilha da corda lateral é então solta e a bola balança como um pêndulo para atingir a estrutura. Outro método para demolição lateral é mover a lança do guindaste para acelerar a bola para atingir o alvo. Estes procedimentos são repetidos quantas vezes forem necessárias até a estrutura ser reduzida a ruínas que possam ser facilmente carregadas e transportadas. A demolição é executada inteiramente através da energia cinética da bola.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bola rompedora