Bolovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bolovo é o nome "extra oficial" de um salgado feito de massa, carne moída e recheado com ovo cozido (muitas vezes inteiro). É uma iguaria comercializada em bares e padarias nacionais.

Fama[editar | editar código-fonte]

O nome se tornou bem conhecido no Brasil após o programa Hermes e Renato ter feito um especial de Natal, especial este que apresentava uma esquete sobre os "perigos do Bolovo".

Numa clara paródia do filme Super Size Me, o "cobaia" do programa se submeteu a uma dieta de uma semana de "bolovo", enquanto discorria sobre a origem do salgado (um acidente entre três caminhões, um com massa, um com carne moída e um com ovos cozidos), sobre sua súbita propagação e sobre o domínio que tal receita viria exercendo no cardápio dos bares do país, superando o ovo colorido em preferência. Segundo o próprio protagonista, um bolovo equivaleria ao veneno de quinze cobras naja. Durante esta semana, vários efeitos fisiológicos se manifestam (alegadamente devido a "toxicidade" do salgado), e no final do período, após administrar bolovo batido via intravenosa, o protagonista morre, mais uma "vítima" da "ameaça" do bolovo.

O "bolovo" se popularizou muito após essa esquete, dando origem a vários sites e blogs humorísticos.

Receitas[editar | editar código-fonte]

Várias receitas existem para o salgadinho, que obviamente já era popular antes do programa (embora não fosse tão amplamente conhecido por este nome). Geralmente a massa é feita com farinha de trigo, manteiga e caldo de galinha, e nem sempre carne moída é utilizada. O ovo do recheio pode variar também, podendo ser cozido inteiro, picado, ou mesmo versões menores do quitute, com ovos de codorna. Existem também vertentes para o modo de utilização da carne. Há aqueles que defendem que a carne é somente incorporada à massa. Para outros deve se retirar o interior do ovo cozido, misturá-lo com carne e introduzir esta mistura no próprio ovo, para então ser empanado e frito já na forma de bolovo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Alguns sites com receitas de "Bolovo":