Buffon (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Buffon (cratera)
Coordenadas 40,4° S, 133,4° W
Diâmetro 106 km
Profundidade "Desconhecida"
Colongitude 135° no nascer do Sol
Epônimo Comte de Buffon

Buffon é uma cratera de impacto lunar que se situa no hemisfério sul do lado negro da Lua. Se espalha pelo diâmetro sul da grande planície murada Chebyshev. À nordeste está a cratera Langmuir e a sudoeste está a Leavitt. Buffon se situa próximo ao ponto-médio entre estas formações.

Esta é uma formação de cratera carcomida e erodida, com uma borda circular que ainda pode ser acompanhada pelo terreno áspero mas que está irregular e arredondada devido a uma história de impactos menores. O mais notável deles é uma minúscula cratera que permanece através da borda do norte e a cratera de satélite Buffon D que se situa ao longo da parede oriental interna. O solo interior, embora geralmente horizontal, é igualmente áspero e irregular, particularmente na metade oriental.

Crateras-Satélite[editar | editar código-fonte]

Por convenção essas formações são identificadas em mapas lunares pelo posicionamento da letra ao lado do ponto médio da cratera que está mais próximo de Buffon.

Buffon Latitude Longitude Diâmetro
D 40.2° S 131.7° W 20 km
H 42.3° S 128.5° W 26 km
K 46.3° S 128.0° W 18 km
V 39.2° S 137.1° W 38 km

Referências[editar | editar código-fonte]

Obras em língua portuguesa[editar | editar código-fonte]

Obras em língua inglesa[editar | editar código-fonte]