Cópia do Passo Khyber

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cópias de armas britânicas Martini e Snider construídas na região de Khyber.

Cópia do Passo Khyber é uma designação genérica de armas de fogo fabricadas por armeiros artesanais na região do Passo Khyber, entre o Paquistão e o Afeganistão.

Características[editar | editar código-fonte]

A área do Passo Khyber tem a reputação de produzir cópias não licenciadas de armas de fogo usando todos os materiais disponíveis; na maioria das vezes, trilhos de trem, sucata de veículos motorizados e outras sucatas de metal com ferramentas manuais básicas.[1] A qualidade de tais armas de fogo varia muito, indo de tão boa quanto um exemplar produzido em fábrica a perigosamente ruim.

Os armeiros do Passo Khyber primeiro adquiriram exemplares das várias armas do serviço britânico durante as expedições militares britânicas do século XIX na Fronteira Noroeste (geralmente malsucedidas, e às vezes desastrosamente), que usaram para fazer cópias. Durante a Segunda Guerra Mundial, algumas forças irregulares organizadas localmente receberam "rifles Khyber Pass" - em parte por razões financeiras e em parte porque havia a preocupação de que as tropas roubassem seus rifles e desertassem se fossem emitidos rifles de fabricação britânica ou indiana de alta qualidade.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ahmad, Riaz. «The Way of the Gun». Small Arms Defense Journal. Consultado em 20 de janeiro de 2021 
  2. Ian Skennerton, The Lee-Enfield Story (1993). Arms & Militaria Press, Gold Coast QLD (Australia) ISBN 1-85367-138-X

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cópia do Passo Khyber
Este artigo relativo a armas de fogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.