Calça baixa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A calça baixa (moda sagger ou sagging, do inglês, "arqueado", "bambeando") é uma moda masculina surgida nos Estados Unidos durante a década de 1990 e que consiste deixar à mostra uma parte da cueca, deixando a calça pendurada ao glúteo. A cueca pode ser usada da cintura à altura logo acima do púbis enquanto a calça, short ou bermuda pode ser rebaixada da linha do púbis até o meio do glúteo. A altura do cós fica a cargo de quem a usa, enquanto a altura da cueca também pode variar. O cinto é deixado propositalmente frouxo ou, na maioria das vezes, não é usado.

Apesar de se saber que começou nos Estados Unidos, a origem deste estilo de usar calças ainda é motivo de controvérsia. Muito popular entre skatistas, estes alegam usá-la porque são mais práticas para o esporte, permitindo maior abertura das pernas, e porque o suor que escorre do torso fica retido na barra da cueca e não molha a bermuda ou calça.

O uso de calças cada vez mais largas e folgadas acumuladas sobre os pés e com os fundos à altura dos joelhos ou logo abaixo deles foi abrindo espaço na moda das ruas com o tempo. Por meio da cultura hip-hop (que incluiu os shorts de basquete largos e folgados na moda), skatista o estilo sagger espalhou-se entre os jovens no início dos anos 2000.

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.