Campeão Eterno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Campeão Eterno[editar | editar código-fonte]

O mito do Campeão Eterno é uma criação fictíca do autor Michael Moorcock e é uma característica recorrente em muitas de suas obras. Provavelmente, a encarnação mais famosa do campeão eterno é Elric de Melniboné.

Na concepção de Moorcock, o Multiverso, que consiste em diversos universos, muitas camadas de dimensões, esferas, e mundos alternativos, é o lugar onde ocorre a eterna luta entre a Lei e o Caos (que, em outros ambientes ficcionais, como por exemplos os Universos Marvel ou DC Comics, são tratados como "Ordem e Caos"), as duas forças principais de mundos moorcockianos. Em todas estas dimensões e mundos, estas forças guerreiam constantemente pela supremacia. Mas a vitória da Lei ou do Caos seria desastrosa para a humanidade, pois a prevalescência de um sobre o outro significaria extinção para o lugar onde isto acontecesse. Daí que conseqüentemente o Destino necessita atuar para que se alcance o equilíbrio.

O Campeão Eterno, um herói que existe em todas as dimensões, tempos e mundos, é aquele escolhido pelo Destino para lutar pelo Equilíbrio - mas ele frequentemente não sabe de seu papel, ou, ainda pior, luta contra ele, nunca vencendo. Todos as encarnações do Campeão eterno são faces de cada um reciprocamente, e o Campeão pode também encarnar como o Companheiro a outros de suas encarnações, ou como o Campeão para uma força oposta (não está absolutamente certo se alguns dos Consortes dos Campeões, têm sido eles mesmos encarnações do campeão). Algumas das encarnações do Campeão Eterno incluem:

· Jherek Carnelian

· Jerry Cornelius

· Corum Jhaelen Irsei (um anagrama de Jeremiah Cornelius, melhor conhecido como Jerry)

· Elric de Melniboné

· Erekosë, - John Daker - , o aspecto do Campeão que se lembra de suas vidas passadas.

· Dorian Hawkmoon

· Ulrich von Bek e alguns de seus descendentes.

· Gaynor O Maldito, Campeão do Caos (e especialment de Xiombarg, Rainha das Almas)

Moorcock também já comentou que várias figuras míticas também seriam versões do Campeão Eterno, entre eles o Rei Arthur e o aventureiro grego Ulisses, Rei de Ítaca e herói da Guerra de Tróia.