Campylocentrum madisonii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCampylocentrum madisonii
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Subfamília: Epidendroideae
Tribo: Vandeae
Subtribo: Angraecinae
Género: Campylocentrum
Espécie: C. madisonii
Nome binomial
Campylocentrum madisonii
Dodson 1989
Sinônimos
não tem

Campylocentrum madisonii é uma espécie de orquídea, família Orchidaceae, que existe no Equador.[1] Trata-se de planta epífita, monopodial, com caule alongado, cujas inflorescências brotam do nódulo do caule oposto à base da folha. As flores têm sépalas e pétalas livres, e nectário na parte de trás do labelo. Pertence à secção de espécies de Campylocentrum com folhas planas e inflorescências mais longas que as folhas.

Publicação e histórico[editar | editar código-fonte]

  • Campylocentrum madisonii Dodson, Icon. Pl. Trop., II, 5: t. 410 (1989).

Conforme informações fornecidas pelo holótipo desta espécie, depositada no herbário do Marie Selby Botanical Gardens, trata-se de uma planta coletada por Michael T. Madison, em 1977, a 900 metros de altitude, às margens do Rio Toachi, na província de Pichincha, Equador, pendente de alguma espécie de citrus. Trata-se de espécie com caule de cerca de 40 cm de comprimento, coberto por muitas folhas grandes e largas, medindo cerca de 6 cm de comprimento e 2,5 cm de largura, e inflorescências de quase 20 cm de comprimento, com flores brancas. Não foi possível obter mais informações.

Referências

  1. R. Govaerts et al. World Checklist of Orchidaceae. The Board of Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew.«Published on the Internet» (em inglês) . Consultada em 29 de dezembro 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Campylocentrum madisonii


Ícone de esboço Este artigo sobre orquídeas (família Orchidaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.