Capela da Santa Cruz (Balazar)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Capela da Santa Cruz
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
sem protecção legal (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Capela da Santa Cruz[1], também conhecida como Capela da Santa Cruz de Balazar, é uma capela situada na localidade de Balazar, no Município de Póvoa de Varzim.[2]

Teve origem na aparição, no local, de uma cruz desenhada na terra, no dia do Corpo de Deus de 1832, cerca de quinze dias antes do desembarque do Mindelo. O principal promotor da veneração da cruz e da construção da capela foi o balazarense Custódio José da Costa. A Paróquia de Balazar possui um extenso documento, produzido em Braga em 1834, onde é narrada a aparição, inclusive com relatórios elaborados por párocos de freguesias vizinhas.

Francisco Gomes de Amorim, em As Duas Fiandeiras, conta a romaria da Santa Cruz de 1845. Por altura do centenário da aparição, entre 1933 e 1935, foi publicado no jornal poveiro A Propaganda, um primeiro e desenvolvido estudo histórico sobre a Santa Cruz. Vinte anos mais tarde, saiu novo estudo no Boletim Cultural Póvoa de Varzim, assinado pelo antigo e culto pároco de Balazar, Leopoldino Mateus.

Conservam-se quatro ex-votos dedicados à Santa Cruz, todos do século XIX.

Mais tarde, no século XX, as revelações de Jesus Cristo à Beata Alexandrina de Balazar vieram justificar o verdadeiro motivo do aparecimento prodigioso da cruz na localidade.

Referências

  1. História da Capela da Santa Cruz - Santuário Eucarístico e da Beata Alexandrina de Balazar
  2. Ficha na base de dados SIPA

Ligações externas[editar | editar código-fonte]