Capella di Sant'Elena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Capela de Santa Helena no Esquilino
Cappella di Sant'Elena all'Esquilino
Capella di Sant'Elena
Fachada
Estilo dominante Neogótico
Arquiteto Ettore Genuini
Início da construção 1898
Fim da construção 1899
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 33" N 12° 30' 11" E

Cappella di Sant'Elena all'Esquilino ou Capela de Santa Helena no Esquilino é uma capela de Roma, Itália, localizada no rione Esquilino, na via Machiavelli. É dedicada a Santa Helena e subsidiária da paróquia de Sant'Eusebio all'Esquilino.

História[editar | editar código-fonte]

Esta capela foi construída entre 1898-9 com base num projeto do arquiteto Ettore Genuini igreja do convento das Franciscanas Missionárias de Maria por ocasião de uma obra de ampliação de seu convento. A dedicação à Santa Helena é comemorada numa inscrição sobre o portal de entrada, uma referência também à fundadora da ordem, a francesa Hélène de Chappotin de Neuville.

A igreja e o complexo conventual foram construídos em estilo neogótico. O interior, com uma nave única, está decorado com diversos vitrais coloridos e é caracterizado por uma grade que separa a porção do edifício ocupada pelas religiosas da porção dos fieis. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi transformada numa capela anexa a uma escola elementar.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rendina, Claudio (2000). Newton & Compton Editori, ed. Le Chiese di Roma (em italiano). Milão: [s.n.] p. 97. ISBN 978-88-541-1833-1 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Capella di Sant'Elena