Carga glicêmica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A carga glicêmica é um sistema de gradação do conteúdo de carboidrato em porções de alimentos, baseando-se no índice glicêmico e no tamanho da porção.

A utilidade da carga glicêmica é baseada na noção de que um alimento de alto índice glicêmico consumido em pequenas quantidades pode gerar o mesmo efeito na glicemia sanguínea que um alimento de baixo índice glicêmico consumido em quantidades maiores.

Por exemplo, o arroz branco possui um índice glicêmico relativamente alto, portanto ingerir 50g de arroz branco em uma única refeição resulta em determinada curva de aumento da glicose no sangue, enquanto 25g poderiam produzir a mesma curva com metade da altura. Como o pico da curva é provavelmente o mais importante para o controle do diabetes, multiplicar a quantidade de carboidratos em uma porção de alimento pelo índice glicêmico permite inferir quanto efeito aquela porção terá no nível de açucar no sangue.