Carlos III de Bourbon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Carlos III de Bourbon, gravura de Thomas de Leu.

Carlos de Montpensier, (17 de fevereiro de 1490 - Roma, 6 de maio de 1527), nobre francês, filho de Gilberto de Montpensier. Costumado chamar-se com o título de Condestável de Bourbon, por ser um condestável (comandante-em-chefe de exército) de Francisco I, com quem veio a inimizar-se, mudando de lado durante famoso episódio da Guerra Italiana de 1521-1526.

Contraiu matrimônio com Suzana de Bourbon, filha de Carlos II de Bourbon. A morte de seu irmão em 1501 converteu a si e à esposa em Condes de Clermont e Auvérnia, Condes de Montpensier e Delfins de Auvérnia.

Dois anos após (1503), a morte do sogro os alçou a Condes de Clermont, Condes de Forez, Condes de La Marche, Duques de Auvérnia e Duques de Bourbon.

Com o falecimento da esposa Suzana, em 1521, Carlos pôde manter os títulos pelo grau de parentesco que tinham, mas a Suzana não sobreviveu nenhum filho que os herdasse.

Carlos morreu em 1527, durante o Saque de Roma, mas os títulos já haviam passado para o domínio real em 1523 em razão da disputa sucessória contra Luísa de Saboia, Rainha de França, que foi favorecida, com exceção do Ducado de Bourbon que foi entregue a uma linhagem menor da Casa - aos Duques de Vendôme. A disputa daí originada, e em que Francisco I optou por beneficiar sua esposa em detrimento de Carlos, um dos seus mais importantes generais, fez com que este mudasse de lado num momento-chave da Guerra de 1521, passando a servir ao imperador Carlos I de Espanha, seu adversário.

Precedido por
Luís II de Montpensier
Conde de Clermont e Auvérnia
Delfim de Auvérnia

1501-1523
Sucedido por
domínio real
Precedido por
Luís II de Montpensier
Conde de Montpensier
elevado a Ducado

1501-1523
Sucedido por
Luísa de Montpensier
Precedido por
Susana de Bourbon
Duque de Auvérnia
Conde de Clermont
Conde de La Marche
Conde de Forez

1521-1523
Sucedido por
domínio real
Precedido por
Susana de Bourbon
Duque de Bourbon
1521-1523
Sucedido por
Carlos de Vendôme
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos III de Bourbon