Carrapato-de-boi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCarrapato-de-boi
carrapato e ovos

carrapato e ovos
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Arachnida
Ordem: Acarina
Família: Ixodidae
Género: Boophilus
Espécie: B. microplus
Nome binomial
Boophilus microplus
( , )

O Carrapato-de-boi (Boophilus microplus/Rhipicephalus microplus) é um carrapato da família dos ixodídeos, de ampla ocorrência na América do Sul. O macho de tal espécie apresenta um par de placas de pontas agudas no ânus, sendo associado à disseminação de diversas e importantes protozooses no gado bovino.

O Boophilus microplus é o mais importante ectoparasita dos rebanhos bovinos e está presente em todas as áreas tropicais e subtropicais entre os paralelos 32° N e 32° S, abrangendo regiões que se dedicam à pecuária na América, África, Ásia e Austrália . As perdas econômicas causadas pelo B. microplus são estimadas em quase 2 bilhões de dólares no Brasil, quando contabilizadas a queda na produção de leite e carne, a mortalidade, a redução da natalidade, os gastos no seu controle e a transmissão dos protozoários Babesia bovis e B. bigemina e da riquétsia Anaplasma marginale que causam a Tristeza Parasitária Bovina. Apesar da existência de outras formas de controle, atualmente, a do carrapato é feito principalmente com o uso de carrapaticidas. Os métodos de controle biológico incluem: seleção de raças menos sensíveis ao carrapato; cultivo de pastagens que dificultam a sobrevivência das fases de vida livre; ação de predadores naturais manejo do rebanho e rotação de pastagens.

Características morfológicas[editar | editar código-fonte]

  • Peritrema em forma de círculo
  • Dois pares de placas adanais

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.