Casa de Banhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura cômodo de banho de uma residência, veja Instalações sanitárias.
Antiga Casa de Banhos, no Recife.

Casa de Banhos era uma casa que ficava no dique natural do Porto do Recife, em Pernambuco,[1] onde atualmente se encontra o Parque das Esculturas de Francisco Brennand e o Farol do Recife.

Foi construída em 1880 por Carlos José de Medeiros, próximo à antiga Ponte Giratória e no início do Século XX foi bastante frequentada pela sociedade recifense,[2] que para ali se dirigia para tomar banho salgado em suas piscinas naturais.

História[editar | editar código-fonte]

A autorização inicial de construção, dada pelo governo, foi para a construção de uma residência sobre o dique.

Algum tempo depois, o proprietário iniciou sua exploração comercial, transformando-a em uma hospedaria, considerada para fins medicinais. Seu nome oficial era Grande Estabelecimento Balneário de Pernambuco, nome este que não caiu no gosto do povo, que a chamou de Casa de Banhos.

Em 1902, possuía cinco banheiros, que permitiam o uso simultâneo de 350 pessoas, 102 compartimentos próprios para a toilette dos banhistas, um grande salão de refeições, duas salas, um gabinete de leitura e outras dependências. Um sistema de proteção feito com cabos de aço contornava a piscina e impedia os banhistas caíssem no mar. A Casa de Banhos propriamente dita consistia numa edificação de madeira, onde funcionavam um bar e restaurante.[3]

Os proprietários moravam numa dependência do próprio estabelecimento, até mesmo depois da morte do Sr. Medeiros, que chegou a ter uma filha nascida naquele local. Logo depois o estabelecimento foi adquirido pelo inglês Sydney Rodhes, que modificou suas instalações e aumentou o preço cobrado pelos banhos. Isso fez com que o Governo de Pernambuco modificasse sua tabela de preços, tornando obrigatório o banho gratuito de 5 doentes da Santa Casa de Misericórdia por dia.

Em 1 de julho de 1924 a Casa de Banhos foi destruída por um incêndio.[1]

Atualmente, está desativada.[4]

Referências

  1. a b Diario de Pernambuco. «Casa de Banhos: uma história de 14 décadas no Recife». Consultado em 19 de maio de 2022 
  2. «A casa de Banhos». Consultado em 19 de maio de 2022 
  3. http://www.longoalcance.com.br/brecife/h_banhos.htm
  4. jc.ne10.com.br. «Restaurante Casa de Banhos suspende atividades». Consultado em 19 de maio de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]