Cascata de Fisgas do Ermelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fisgas do Ermelo
Fisgas de Ermelo
Localização
Rio Rio Olo
País  Portugal
Local Ermelo, concelho de Mondim de Basto

A Cascata de Fisgas do Ermelo é uma queda de água (cascata) localizada junto à freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, em Portugal.

Esta cascata é uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa fora da Escandinávia, não se precipitando numa vertical absoluta: fá-lo através de uma grande barreira de quartzitos formando um profundo socalco. As suas águas separam as zonas graníticas das zonas xistosas das terras envolventes.

O desnível desta cascata, apresenta assim 200 metros de extensão cavados ao longo dos milénios da sua existência pelas as águas calmas, mas perseverantes do rio Olo que nasce no Parque Natural do Alvão.

Antes de se darem inicio ao contínuo das quedas de água temos a montante lagoas de águas cristalinas muitos usadas nas épocas de veraneio.

O acesso para a Cascata de Fisgas do Ermelo pode ser feito pelas estradas florestais que ligam Lamas de Olo à localidade de Ermelo ou a partir de Mondim de Basto e Vila Real através da estrada EN304 junto à aldeia de Ermelo e à ponte sobre o rio Olo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Cascatas no distrito de Vila Real

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.