Castagnaro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Castagnaro
Logo comune di castagnaro
País:
Bandeira da Itália
Itália
Região: Veneto
Província: Verona - VR
Prefixo Telefônico: (+39) 0442
Habitantes: 4.151 (Homem: 2.043 Mulher: 2.108)
Área Total: 34,74 km²
Habitante por km²: 119 km²
Número de Famílias: 1411
Número de habitações: 1474
Nome da população: castagnaresi
Dia Festivo: 6 dezembro
Bandeira de Castagnaro

Castagnaro é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Verona, com cerca de 4.153 habitantes. Estende-se por uma área de 34,74 km², tendo uma densidade populacional de 122 hab/km².

Introdução[editar | editar código-fonte]

Castagnaro se encontra a 52 km de Verona. Comparado com a capital esta localizado ao Sul. Faz fronteira com Badia Polesine (RO), Giacciano con Baruchella (RO), Terrazzo, Villa Bartolomea.

Província de Veneto

Com uma área total de 35 km², Castagnaro se encontra a 54 km de distância de Verona. Pertencente a Mená. Alguns escavamentos atestam a presença de habitantes já no segundo milênio a.C., continuando na época romana pela fertilidade da terra. Seu território foi devastado em 589d.C. pelo alagamento causado pela mudança de curso do rio Adige. Desde então, o povoado foi transferido de junto ao rio e às margens do Canal Castagnaro, que se tornou uma hidrovia importante por permitir maior contato com o sul através de Tártaro. O país foi, em 1937, o cenário de um conflito sangrento entre Verona e Pádua, chamado Batalha de Castagnaro, que bloqueou sua expanção e decretou o fim da Signoria. Constagnaro é famoso também por sua bandas musicais, fundada em 1865 que em 1912 ganhou o Porigi, concurso de bandas internacionais.

História[editar | editar código-fonte]

Ocorreu em 1387 a Batalha de Castagnaro, em que Giovanni Ordelaffi e Ostasio da Polenta, que batalhavam por Verona, foram derrotados por Giovanni Acuto e Francesco Novello Carrarese, batalhando por Padova.

Batalha de Castagnaro ocorreu em 11 de Março de 1387 em Castagnaro (Região de Veneto, do norte Italy) no meio de Verona e Pádua. Esta foi uma das batalhas mais famosas.

O exército de Verona foi conduzido por Giovanni Ordelaffi e Da Polenta de Ostasio, e os vitoriosos Paduans foram comandados por John Hawkwood (Giovanni Acuto) e Francesco Novello Carraresi.

Batalha de Castagnaro foi considerada a maior vitória de John Hawkwood por Geoffrey Trease, “o Condottieri”, 1971.

Restos de cerâmica, objetos funerários e Fundições de fornos são sinais de habitação humana no segundo milênio antes de Cristo. Na época dos romanos, o cônsul Marco Emilio Lepido construiu a estrada "Aemilia Altinate", cujos vestígios ainda são visíveis nos arredores do Rio Ádige e no solo.

Na área encontrou-se um centro industrial importante, com fazendas e fábricas de tijolos, que testemunham uma presença contínua em um território densamente povoado.

Após a derrota de Cucca em 589 d.C., com os transbordamentos do Rio Ádige desenhou-se o panorama atual, muitas vezes devastados por enchentes e muitas lutas. A mais sangrenta foi a "Batalha de Castagnaro" em 11 março de 1387 combatida por 40.000 soldados em que Padua venceu Verona, decretando ao final da dominação Scaligera.

O governo seguinte, que é o da Serenissima, marcou um período de prosperidade, graças à construção de uma represa finalizada em 1838, regulando as inundações do rio, mas a situação não foi simples dadas as contínuas inundações do rio, assim, Veneza nomeia um magistrado que monitorava os canais de Castagnaro e Tártaro, graças à construção de "Desvio de Castagnaro", um poderoso suporte em alvenaria projetado por Anton Maria Lorgna e construído em 1791 para drenar as águas do Ádige.

Após o fechamento do desvio, iniciou-se a drenagem dos pântanos, durante a dominação austríaca e concluída em 1866. Morreu em 1850 o castanheiro (castagno) mais velho que confere nome a cidade.

Variaçâo do sobrenome[editar | editar código-fonte]

Castanhari Castagnare Castanharo Castagnari Castanhare

Monumentos e Lugares de Interesse[editar | editar código-fonte]

Chiesa di Castagnaro,

- Construída na primeira metade do século passado era outro local de culto muito menor do que o atual. Foi avaliado como anterior a 1500. Em seu interior, possui alguns quadros de valor, dentro o altar possui uma escultura do pintor veronese Domenico Brusasorzi "Madonna con San Nicola e San Giovanni Battista". Nota-se também uma grande órgão de tubo composto por mais de 1.500 canos colocados acima da entrada, ainda em bom estado, mas que necessitam de restauração.

Chiesetta di santa Anna a Menà,

- Na praça da aldeia de Menà, a uma curta distância uns dos outros, você pode ver três igrejas e três estilos arquitetônicos completamente diferentes. A mais antiga delas é uma obra de arte dos monges beneditinos de Ferrara. É de fato uma maravilhosa igreja de 1500 dedicada a St. Anna.

Sette Capitei,

- Em sete diferentes áreas de Castagnaro surgem capelas votivas, pequenas igrejas onde são comemoradas festas religiosas nos dias de hoje. Seus nomes são, San Biagio, Santa Liberata, Maria Ausiliatrice, San Nicola, Sant'Antonio. Hoje, porém, as capitais não são sete mas oito com algumas antigas e outras mais recentes. Uma interessante viagem através da história e tradições.

Corti rurali,

-

Villa Grechi,

-

Diversivo Castagnaro,

- Chamado também de "Ponte della Rosta", pois se situa em Rosta. É um poderoso apoio de dez quartos de alvenaria, uma barragem projetada por Anton Maria Lorgna e construída em 1791 para dar vazão através de um canal do rio Adige.

Villa Bianchini,

- Na cidade de Castagnaro está um exemplo de vila rural do século passado. Atrás dos bancos antigos do desvio Castagnaro ainda é visível o lindo parque com seu interior cheiro de árvores. No interior do parque você pode admirar uma grande "giazara", um barranco coberto de árvores e usada como uma geladeira para conservar alimentos o mais fresco possível.

Evolução demográfica[editar | editar código-fonte]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Evento[editar | editar código-fonte]

Personalidades ligadas a Castagnaro[editar | editar código-fonte]

Valerio Pilon, pittore

Economia[editar | editar código-fonte]

Economia principalmente agrícola

Gemellaggi[editar | editar código-fonte]

Comune bavarese fronteira com austria

Administração[editar | editar código-fonte]

Câmara Municipal

Prefeito: Luca Sordo

Assessoria de políticas Sociais: Paola Carmignola

Assessoria de Cultura e Igualdade: Eleonora Negri

Assessoria de Agricultura e proteção ao Meio Ambiente: Christian Formigaro

Assessoria de Infância e Escola - Cemitérios e ações de Vice-prefeito: Stefania Crescenzio

Assessoria de Esportes, Associações e Eventos: Jonathan Modenese

Assessoria de Balanço e Atividades Produtivas: Giampietro Valentini

Data da eleição: 14 de junho de 2004

Partito: lista civica

Conselheiros

Francesco Scavazza

Luongo Antonio

Formaglio Luca

Sordo Daniele

Spedo Anna

Trivellato Andrea

Maragno Laura

Bettarello Massimo

Sordo Nicola

Gambarin Stefania

Gerente Geral

Dott. Mario RUGGIERI

Telefono: 0442 682810

Fax: 0442 682817

E-mail: segretario@comunedicastagnaro.it

Referência[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [1] Cidade de Castagnaro
  • [2] Freguesia Castagnaro