Cavalo de pau (manobra)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Cavalo de pau 180 graus

Cavalo-de-pau é uma manobra executada com veículo automotor, que consiste numa freada brusca e giro ou guinada do volante, fazendo o veículo derrapar e dar meia volta até parar em posição invertida [1] .

O cavalo-de-pau é considerado uma das técnicas de pilotagem mais famosas, no entanto muitas vezes é vista apenas como uma brincadeira ao volante [2] .

Exibição de Cavalos-de-pau na Bienal do Automóvel 2011, no Expominas, em Belo Horizonte, Brasil.

Técnica[editar | editar código-fonte]

A curva é realizada ao colocar o veículo rapidamente em uma marcha mais lenta, normalmente a segunda marcha, e girar o volante na direção da via oposta puxando o freio de mão. Se realizada corretamente, o veículo entrará numa derrapagem controlada e passará para a via oposta, fazendo uma volta em 180 graus. Em um cavalo-de-pau perfeito, o carro irá parar completamente no fim da manobra e estará pronto pra acelerar e partir no sentido oposto.

O cavalo-de-pau também é o nome dado à manobra em que o carro gira em torno de seu eixo dianteiro (uma das rodas), em voltas de 360 graus, formando riscos circulares na pista [2] .

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências