Borrachão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pontiac Trans Am queimando as borrachas (pneu).
Fire burnout, Santa Pod Raceway, UK.

Um borrachão ou fritada (também conhecido nos países anglófonos como burnout, peel out ou power brake) é uma manobra veicular que consiste em manter o veículo parado, ou quase parado, mas com as rodas girando em alta rotação, fazendo com que o atrito do pneu com o chão, gere fumaça, faíscas e até chamas devido a fricção. Pode ser praticando com motocicletas, carros e eventualmente com triciclos.

Historia[editar | editar código-fonte]

Originalmente os dragsters praticavam os borrachões para aquecer os pneus durante uma largada, fazendo que com a alta temperatura nos pneus melhorassem a performance do veículo. Em alguns veículos, existiam inclusive uma reserva de combustível chamada burnout box para a atividade.

Burnouts também é uma forma de como os pilotos de Nascar comemoravam suas vitórias. Também é praticado nos campeonatos e apresentações de wheelie como parte das manobras.

No Brasil, se praticado nas ruas, é consolidado uma infração e conforme o denatran (Código de Trânsito, Lei nº 9.503)[1] (Art. 174 do Código de Trânsito Brasileiro), o praticante esta sujeito a uma multa gravíssima, somando sete pontos na carteira de habilitaçao, e multa de R$ 172,99 (180 UFlRs), suspensão do direito de dirigir e apreensões da Carteira de Habilitação e do veículo.

Burnout são comuns em rachas (corridas informais), geralmente apenas para demonstração. Na Austrália, a atividade é proidida em qualquer via pública, podendo se praticado, haver punições que vão desde multas a apreensão do veículo.[2]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências