Cecilio Raúl Berzosa Martínez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cecilio Raúl Berzosa Martínez
Funções
Bispo-emérito
Diocese de Ciudad Rodrigo
depois do
Bispo de Ciudad Rodrigo
Diocese de Ciudad Rodrigo
-
Bispo-titular
Roman Catholic Diocese of Arcavica (d)
-
Auxiliary bishop of the archdiocese of Oviedo (d)
Arquidiocese de Oviedo
-
Biografia
Nascimento
Cidadania
Alma mater
Atividades
padre católico
bispo católico
Irmãos
Outras informações
Religão
Consagramentos
Carlos Osoro Sierra
Francisco Gil Hellín
Gabino Díaz Merchán (en)
Santiago Martínez Acebes (d)

brazão

Cecilio Raúl Berzosa Martínez (Aranda de Duero, Espanha, 22 de novembro de 1957) é um clérigo espanhol e bispo católico romano emérito de Ciudad Rodrigo.

Cecilio Raúl Berzosa Martínez recebeu o sacramento da ordenação pela Arquidiocese de Burgos em 8 de novembro de 1982 por meio do Papa João Paulo II.

Em 22 de março de 2005, João Paulo II o nomeou bispo titular de Arcavica e o nomeou bispo auxiliar em Oviedo. O arcebispo de Oviedo, Carlos Osoro Sierra, concedeu-lhe a ordenação episcopal a 14 de maio do mesmo ano; Os co-consagradores foram o Arcebispo Emérito de Oviedo, Gabino Díaz Merchán, e o Arcebispo de Burgos, Francisco Gil Hellín, e o Arcebispo Emérito de Burgos, Santiago Martínez Acebes.

Em 2 de fevereiro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou bispo de Ciudad Rodrigo. A posse ocorreu em 9 de abril do mesmo ano.

Em 15 de junho de 2018, o Papa Francisco colocou o Bispo Berzosa em licença da liderança da diocese. Ele nomeou Francisco Gil Hellín, Arcebispo Emérito de Burgos, Administrador Apostólico sede plena et ad nutum Sanctae Sedis.[1] Em 16 de janeiro de 2019, o Papa Francisco aceitou a renúncia antecipada apresentada pelo Bispo Berzosa por motivos pessoais.[2][3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Cecilio Raúl Berzosa Martínez
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cecilio Raúl Berzosa Martínez

Referências

  1. Mons. Francisco Gil Hellín, nombrado administrador apostólico de Ciudad Rodrigo, abgerufen am 17. Januar 2019.
  2. «Rinuncia del Vescovo di Ciudad Rodrigo (Spagna)». Tägliches Bulletin (em italiano). Presseamt des Heiligen Stuhls. 16 de janeiro de 2019. Consultado em 16 de janeiro de 2019 
  3. «Raúl Berzosa renuncia al obispado de Ciudad Rodrigo por motivos personales» (em espanhol). alfayomega.es. 16 de janeiro de 2019. Consultado em 16 de janeiro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.