Centúria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Centúria era uma unidade de infantaria do exército romano, que constituía as coortes romanas, que continha oitenta legionários, correspondendo a dez contubérnios (a unidade mínima do exército romano, constando de oito soldados a dez). Cada contubérnio alojava-se numa loja ou cubículo de barracão de 6 praças -a quarta parte do mesmo estava sempre de guarda-.

Cada centúria era comandada pelo centurião, ajudado por um optio ou tenente e por um tesserário ou suboficial de segurança. Tinha um estandarte ou signo que era levado por um signífero. Assim mesmo, cada centúria dispunha de um bucinator, encarregado de tocar a buccina, uma espécie de trompa utilizada para transmitir ordens acústicas a jeito de toques.

Cada coorte continha até seis centúrias e cada legião romana tinha sessenta centúrias de legionárioss.

As centúrias agrupavam-se administrativamente por pares formando manípulos de 160 infantes, e estes, pela sua vez, operativamente em grupos de três formando uma coorte de 480 legionários.

Excepcionalmente, a primeira coorte, era formada pelos homens mais aguerridos e experientes da legião, composta de apenas cinco centúrias. Mas estas eram centúrias duplas, ou seja, de 160 homens cada uma. Os centuriões dessas centúrias eram chamados primi ordinis, menos o da primeira centúria, que recebia o nome de primus pilus.

Escala hierárquica[editar | editar código-fonte]

  • Contubérnios : de 8 a 10 legionários
  • Centúria: (10 cortubérnios) 80 a 100 legionários mandados pelo Centurião
  • Coortes: (6 centúrias) 480 a 600 legionários mandados pelo Tribuno Pretoriano e que se destinava à guarda-leal e soberania
  • Legião: Dez coortes de legionárioss de elite totalizando os tradicionais 4.800 homens, sob o comando de um General ou por um Legado.


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • LE BOHEC, Y. El ejército romano: instrumento para la conquista de un imperio, Ed. Ariel, Barcelona, 2004, ISBN 84-344-6723-2 978-84-344-6723-1
  • GOLDSWORTHY, A. El ejército romano, Ed. Akal, Madrid 2005, ISBN 84-460-2234-6, 978-84-460-2234-6

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.