Centaur Technology

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
VIA Technologies (categoria)
Processadores: C3 • C7 • Nano
Chipsets: Chipsets VIA
Rede: VIA Velocity • VIA Rhine
Som: VIA Envy • VIA Vinyl
S3 Graphics (comparativo)
Pré-Direct3D: S3 Trio • S3 ViRGE
Direct3D 5/6: S3 Savage
Direct3D 7.x: S3 Savage 2000
Direct3D 9.x: S3 Chrome

Centaur Technology é uma companhia desenvolvedora de microprocessadores x86, subsidiária da empresa VIA Technologies de Taiwan.

História[editar | editar código-fonte]

A Centaur Technologies foi fundada em abril de 1995 por Glenn Henry, Terry Parks, Darius Gaskins e Al Sato com aporte financeiro da Integrated Device Technology, a IDT. O negócio começou com o desenvolvimento de microprocessadores x86 menores e mais econômicos que os chips da Intel.

Para que obtivesse sucesso, a empresa fundamentara seu empreendimento em dois elementos: primeiro, um desenho exclusivo, desenvolvido do zero, um núcleo otimizado de maneira distinta aos da Intel; segundo, uma abordagem de gerenciamento única, destinada a alcançar níveis elevados de produtividade. A empresa materializou estes fundamentos em sua primeira série de processadores, lançada ao mercado sob a marca Winchip, registrada pela IDT. Estes microprocessadores apresentavam uma arquitetura totalmente diferente daquela usada nos concorrentes da época; o chip era pequeno e consumia pouco, baseado na arquitetura RISC, possuia um único pipeline e executava as instruções em ordem, o que o aproximava do 486 e o diferenciava de seus concorrentes diretos.

Em setembro de 1999, a Centaur Technology foi vendida à VIA Technologies. Mesmo com a troca de comando, a empresa manteve seu foco em processadores baratos e econômicos, o núcleo anteriormente vendido como Winchip foi melhorado e tornou-se a segunda versão do Cyrix III da VIA, posteriormente nomeado de VIA C3.1 Desde então, vários processadores foram desenhados pela Centaur e lançados ao mercado com o nome de VIA C3, VIA C7 e VIA Nano.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Poluvyalov, Alexander. VIA Cyrix III (Samuel 2) 600 and 667 MHz, Digit-Life, acesso em 30 de março de 2013. (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.