Chancelaria Federal (Alemanha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bundeskanzleramt
Chancelaria Federal
Logo
Nomes alternativos BK, BKAmt
Tipo Residência oficial do Chanceler da Alemanha
Estilo dominante Modernismo, Pós-Modernismo
Arquiteto Axel Schultes, Charlotte Frank
Inauguração 2001
Proprietário atual República Federal da Alemanha
Local Berlim,  Alemanha
Endereço Willy-Brandt-Str. 1, 10557 Berlin, Deutschland

A Chancelaria Federal (em alemão Bundeskanzleramt, abreviação BK ou BKAmt) é um órgão supremo, que apoia o chanceler da Alemanha nas suas funções. Está sediada na capital da Alemanha, Berlim, e tem uma representação oficial em Bona.

Desde 2009, Ronald Pofalla é o chefe da Chancelaria Federal e ministro federal para as tarefas especiais, que é eles são usados como ministros sem pasta. O chefe da Chancelaria coordena a cooperação dos ministérios. Ele é uma junção com o Parlamento, as províncias e grupos sociais.[1]

Construída junto ao rio Spree, em frente ao edifício do Reichstag (parlamento) e com vista para o Tiergarten, é hoje um dos maiores edifícios governamentais do mundo, sendo oito vezes maior do que a Casa Branca. O projecto arquitectónico é da autoria dos arquitectos alemães Axel Schultes e Charlotte Frank.

Edifício da Chancelaria Federal em Berlim

Com uma arquitectura tida como controversa, é no entanto igualmente espectacular e monumental. Conjuga elementos do modernismo e do pós-modernismo. A nova Chancelaria foi inaugurada quatro anos depois da sua construção, em 2 de Maio de 2001, pelo ex-chanceler Gerhard Schröder. Questão colateral importante: a energia biodiesel, solar e energia verde garantem um fornecimento de energia amigável ao ambiente.

É um imóvel grande, contando com uma pista para helicóptero e jardim de 7.000 metros quadrados. Tem uma área total de 12.000 metros quadrados e uma altura de 36 metros, sendo uma das maiores sedes governamentais no mundo. É cerca de oito vezes maior que a Casa Branca, em Washington, Estados Unidos.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]