Chindasvinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Chindasvinto retratado no Códice Albeldense.

Chindasvinto (também chamado Chindasvindo ou Quindasvinto) (c. 562653) foi rei visigodo da Hispânia, um dos mais notáveis da sua estirpe e cujo nome em godo era provavelmente Kindswinth ou Chindaswinth. Foi escolhido para ocupar o trono no ano de 642, quando já era idoso, tendo-se dedicado a pacificar o reino, dominar as facções dissidentes e a submeter a inquieta nobreza. Ganhou a merecida fama de sábio legislador pelas suas importantes realizações. Convocou o VII Concílio de Toledo (16-10-646), associou o seu filho Recesvinto ao trono (649), consolidou a inconstante monarquia visigoda e protegeu as artes e as letras do seu reino.

Precedido por
Tulga
Rei visigodo da Hispânia
642653
Sucedido por
Recesvinto


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História da península Ibérica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chindasvinto