Chipotle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chipotle, tipo morita.

Chipotle é um tipo de pimenta seca (às vezes também chamado de chilpoctle ou chilpotle em espanhol). A palavra raiz, chilpoctli (ou também pochilli), surgiu inicialmente entre os falantes de Náhuatl, um dos muitos idiomas autóctones ainda vivos no México, sendo que o termo chil = chile e poctli = fumo. Portanto, essencialmente, este termo significa pimenta fumada.

Normalmente utiliza-se a variedade jalapenho de Capsicum annuum, mas outros tipos também podem e são utilizados em sua preparação. A cor do chipotle é de uma característica castanho pronunciadamente escuro. Comercialmente, o chipotle pode ser encontrado em pó, como pasta ou mesmo com as pimentas inteiras em molho chipotle, tanto em jarros de vidro como enlatados. O Chipotle é utilizado em pratos de carne, como a carne de frango, de porco e de vaca. Ele também pode ser utilizado em certos pratos de peixe, por exemplo, misturado-o com maionese e atum (enlatado) na preparação de sanduíches diversos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.