Chris Van Allsburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chris Van Allsburg
Nascimento 18 de Junho de 1949 (65 anos)
Ocupação Escritor e Ilustrador
Gênero literário Literatura infantil
Magnum opus The Polar Express, Jumanji e Zathura

Chris Van Allsburg (Grand Rapids, Michigan, 18 de junho de 1949) é um escritor e ilustrador norte-americano especializado em literatura infantil. É mundialmente conhecido por ser o autor dos best-sellers The Polar Express, Jumanji e Zathura.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Chris Van Allsburg nasceu em Grand Rapids, no estado de Michigan, em 18 de junho de 1949. Chris estudou na escola de artes da University of Michigan, e fez seu mestrado na Rhode Island School of Design. Tornou-se um premiado autor de livros infantis, já em seu primeiro livro (The Garden of Abdul Gasazi), que em 1980 recebeu a Caldecott Honor Medal, o mesmo se dando em 1982 e 85, com Jumanji e The Polar Express, respectivamente.

Livros[editar | editar código-fonte]

Seus livros com freqüência trazem como tema acontecimentos fantásticos, descontrolados e por vezes utilizando-se de uma ironia crua. Allsburg foge do lado inocente e confortável da literatura infantil e explora o lado mais sombrio da natureza humana. Um bom exemplo disso está no seu livro The Sweetest Fig (O figo mais doce), cujo tema é a história de um homem bastante egoísta que repentinamente consegue tornar reais seus desejos mais selvagens. Sua ganância acaba sendo a causa de sua ruína - o que não é uma lição de moral incomum, nos livros para crianças - mas Allsburg consegue dar tamanha frieza na caracterização da personagem que imprime um tom amedrontador à narrativa. Em The Wretched Stone (A pedra da desgraça) toda a tripulação de um navio é hipnotizada e controlada pela pedra do título - uma cruel alegoria sobre o efeito negativo da televisão.

Sua temática também inclui sonhos, os subúrbios, ou objetos que têm vida própria (como os jogos de tabuleiro de Jumanji e Zathura). Uma presença constante em seus livros é o cachorro Fritz.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Chris Van Allsburg mora em Providence (Rhode Island), com sua esposa Lisa e as duas filhas; Sophia e Anna.

Livros e ilustrações[editar | editar código-fonte]

Apenas três de seus livros foram traduzidos para o português no Brasil, sendo conhecido principalmente pelas versões cinematográficas de sua obra. Allsburg escreveu ou ilustrou os seguintes livros:

Nome Escrito por ele Ilustrado por ele Adaptação cinematográfica
Bad Day at Riverbend
Y
Y
Ben's Dream
Y
Y
The Garden of Abdul Gasazi
Y
Y
Jumanji
Y
Y
Y
Just a Dream
Y
Y
The Mysteries of Harris Burdick
Y
Y
The Polar Express
Y
Y
Y
The Stranger
Y
Y
Swan Lake
Y
The Sweetest Fig
Y
Y
Two Bad Ants
Y
Y
The Wreck of the Zephyr
Y
Y
The Wretched Stone
Y
Y
The Widow's Broom
Y
Y
The Z Was Zapped
Y
Y
Zathura
Y
Y
Y
  • Nota: The Mysteries of Harris Burdick - uma coleção de livros de Allsburg em que uma página contém uma ilustração, e a seguinte conta com uma frase, pretensamente recuperado de uma obra maior, é inspirado em Nightmares and Dreamscapes, de Stephen King.
  • Allsburg também foi o ilustrador de algumas edições da série As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]