Club Deportivo Los Chankas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Los Chankas
Nome Club Deportivo Los Chankas
Fundação 30 de agosto de 1989 (34 anos)
Estádio Estádio Los Chankas, Andahuaylas, Peru
Capacidade 10.000 pessoas
Treinador(a) Peru Juan Carlos Bazalar
Competição Campeonato Peruano da Segunda Divisão
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Club Deportivo Los Chankas (anteriormente conhecido como Cultural Santa Rosa) é um clube de futebol peruano da província de Andahuaylas, no departamento de Apurímac. Fundado em 1989, participou da Copa Peru até 2015, quando chegou às oitavas de final, o que lhe permitiu participar da Segunda Divisão a partir de 2016, divisão na qual milita até o momento.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado com o nome de Straiker, no qual a maioria dos jogadores eram policiais, por isso um de seus apelidos. Com o passar dos anos, mudaram de nome em homenagem à padroeira da Polícia Nacional do Peru (Santa Rosa de Lima).

Participações na Copa Peru[editar | editar código-fonte]

Já sob o nome de Cultural Santa Rosa, teve sua primeira participação na Copa Peru em 2010, quando se classificou para a Etapa Regional do torneio daquele ano, sendo eliminado ao terminar em segundo lugar em seu grupo, atrás do Sport Victoria.

Na Copa Peru de 2011 e 2013, o time se classificou novamente para a Etapa Regional, mas nas duas vezes terminou em último em seu grupo.

Suas melhores participações foram em 2014, quando caiu para o Alianza Unicachi, e em 2015 quando foi batido pelo Sport Áncash.

Convite para a segunda divisão[editar | editar código-fonte]

Na Segunda Divisão de 2015, de acordo com as bases do torneio daquele ano (disputado com 12 equipes), haveria apenas um rebaixamento por razões desportivas, que em teoria corresponderia ao Club San Simón, que estava no 12º lugar. No entanto, como este clube se retirou na metade do campeonato, o descenso passou a corresponder a quem estivesse na 11ª colocação ao final do campeonato, posição ocupada pelo Club Atlético Minero. E embora quisessem considerar um único rebaixamento ao final da temporada, as regras foram aprovadas dessa forma pela Federação Peruana de Futebol, que acabou rejeitando o pedido da ADFP-SD de um único rebaixamento, rebaixando o clube de Matucana.

Com isso, havia ainda uma vaga de promoção a ser definida, e, visto que houve outras equipes que entraram na Segunda Divisão 2016 através de um convite dado a partir do mérito esportivo da Copa Peru de 2015 para completar o torneio, foram convidados o Unión Tarapoto e o Sport Áncash (além dos outros clubes que alcançaram as quartas de final, exceto o DIM de Miraflores que terminou em 9º e que confirmaram sua participação para as instâncias correspondentes na Copa Peru de 2016). A vaga foi oficialmente entregue ao Cultural Santa Rosa, que foi o próximo por mérito esportivo, ascendendo assim ao torneio em que terminou em sexto lugar e sua primeira partida foi um empate em 0 a 0 com a Academia Cantolao.

Na temporada de 2017 conseguiu melhorar sua participação ao terminar na quinta colocação, apesar de uma campanha irregular no início da temporada.

Na temporada de 2018 não conseguiu melhorar ao terminar em décimo lugar, apesar disso conseguiu melhorar nas estatísticas do clube quanto a gols a favor.

Em 2019, o torneio da Segunda Divisão do Peru seria renomeado para Liga 2. No início do torneio, sua participação não estava confirmada, junto com a de Sport Rosario (que desistiu de participar)[1] e Sport Victoria (que foi excluído da competição por dívidas).[2] Posteriormente acabou conseguindo jogar e conseguiu sua quarta participação consecutiva e finalizou o campeonato na nona posição.

Em 2020, dada a pandemia de COVID-19, a Liga 2 foi disputada por 10 times em sistema de todos contra todos em turno único, com todas as partidas disputadas em Lima. Devido a diversos problemas e sem tempo de reação, o Cultural Santa Rosa terminou o torneio na última posição. Porém, devido à pandemia, não houve rebaixamento nesta temporada.

Em agosto de 2021 mudou seu nome para o atual Club Deportivo Los Chankas - CYC.[3]

Referências

  1. «Liga 2: Sport Rosario no participará por problemas económicos» (em espanhol). Áncash Notícias. 21 de março de 2019. Consultado em 9 de fevereiro de 2021 
  2. «Liga 2 descalifica a Sport Victoria y Alianza Atlético ganará en mesa» (em espanhol). El Bocón. 9 de agosto de 2019. Consultado em 9 de fevereiro de 2021 
  3. «Liga 2: Cultural Santa Rosa de Andahuaylas cambió de nombre: ahora son Los Chankas» (em espanhol). Fútbol Peruano. 19 de agosto de 2021. Consultado em 21 de agosto de 2021 
Bandeira de PeruSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol peruanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.