Clube de Gravura de Porto Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Clube de Gravura foi um grupo de artistas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, formado na década de 1950, que teve importante participação na renovação das artes gráficas do estado, com repercussão nacional.

Seus fundadores foram Carlos Scliar e Vasco Prado, que conheceram o gravurista Leopoldo Mendez em Paris, em 1948, organizador do Taller de Gráfica Popular do México, e, ao voltarem para o Brasil, iniciaram um projeto semelhante, ao qual logo se associaram Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Mancuso, Danúbio Gonçalves e Edgar Koetz, então radicado em Buenos Aires.

Faziam uma abordagem social da gravura - uma técnica de divulgação fácil e barata, acessível às pessoas comuns - seguindo os princípíos do Realismo Socialista, com obras figurativas de imediata identificação com o universo das classes mais baixas, especialmente do gaúcho, mas não descuravam as qualidades puramente estéticas desta produção engajada.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • AMARAL, Aracy. Arte para quê? : a preocupação social na arte brasileira 1930-1970: subsídio para uma história social da arte no Brasil. São Paulo: Nobel, 1984. 435 p., il. p&b.
  • Renato Rosa & Décio Presser. Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1997.
Ícone de esboço Este artigo sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.