Colégio Europeu de Parma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colégio Europeu de Parma
Collegio Europeo di Parma
Fundação 1988
Tipo de instituição Universidade Privada
Localização Parma,  Itália
Funcionários técnico-administrativos 8
Reitor(a) Dr. Alfonso Mattera
Total de estudantes 40-50
Campus Urbano
Página oficial [1]

A fundação Colégio Europeu de Parma (em italiano: Collegio Europeo di Parma) é uma institução de ensino superior italiana, com sede em Parma que oferece formação acadêmica para jovens licenciados europeus em direito, em economia, politica e história da integração europeia. O programa educacional oferecido pelo Colégio Europeu está voltado para preparar os alunos para carreiras na UE, nas instituições nacionais e locais, nas associações profissionais, e no mundo das empresas e das profissões liberais.

A primeira unidade do colégio foi criada em 1988 como um consórcio, pela vontade das instituições do território de Parma e da região Emilia-Romagna, a fim de oferecer aos estudantes e à comunidade uma escola de ensino superior, que promoveu o conhecimento do funcionamento das instituições da UE.

Oferta acadêmica[editar | editar código-fonte]

A oferta atual consiste num currículo acadêmico interdisciplinar sobre o processo de integração europeia, especialmente vocacionada para estudantes pós-graduação: o Diploma Avançado em Estudos Europeus (DAEE). Este Diploma foi lançado no dia 27 de Setembro de 2003 com a inauguração do primeiro ano lectivo, pelo Presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi. Em 2004 foi inaugurada a sede atual da faculdade e instituto teve a forma jurídica de fundação, semelhante aos colégios College of Europe de Bruges, na Bélgica, e Natolin na Polônia.

O Comité Científico é composto por: Jacques Delors, Romano Prodi, Ana Palacio, Etienne Davignon, Franco Frattini, Martin Bangemann, Alfonso Mattera, Cesare Azzali, Franco Mosconi, Andrea Boltho, Erik Jones.

Promoções[editar | editar código-fonte]

Desde a instituição do DAEE, inspirando-se no modelo do Colégio da Europa de Bruges e Natolin, cada ano lectivo é chamado "promoção". Cada uma é dedicada a celebrar um arquitecto da unidade europeia:

Ano Lectivo Nome da Promoção Orador na Letio Inauguralis
2003-2004 Alcide De Gasperi Romano Prodi
2004-2005 Paul-Henri Spaak Étienne Davignon
2005-2006 João Paulo II Franco Frattini
2006-2007 Konrad Adenauer Mario Monti
2007-2008 Robert Schuman José Manuel Durão Barroso
2008-2009 Jean Monnet Giorgio Napolitano
2009-2010 Altiero Spinelli Pascal Lamy
2010-2011 François Mitterrand Herman Van Rompuy

Ligações externas[editar | editar código-fonte]