Colação de grau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Colação de Grau)
Ir para: navegação, pesquisa

A colação de grau é uma tradicional cerimônia acadêmica em que o estudante concluinte do ensino superior recebe um diploma, certificando oficialmente suas competências em determinada faculdade do conhecimento.

No Brasil, o direito oficial para exercer a atividade depende da profissão. Formandos de cursos como Engenharia, além da posse do diploma, precisam estar devidamente registrados numa entidade regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia; formandos de Direito e Ciências Contábeis precisam, além do diploma, submeter-se a exames específicos (respectivamente o Exame da OAB e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade).1

De maneira oposta, existem inúmeras atividades profissionais que não necessitam da colação de grau para o exercício da profissão, como fotógrafos, DJs, pizzaiolos, etc.

Notas e referências

  1. Contabilidade tem exame exigido por lei e Medicina quer prova, por Marina Morena Costa, iG São Paulo, 27 de setembro de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.