Colin Campbell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Lord Clyde
Interior de Secundra Bagh depois da chacina de 2000 rebeldes pelos regimentos 93rd Highlanders e 4th Punjab. Primeiro ataque de Sir Colin Campbell em novembro de 1857, Lucknow; impressão sobre prata albúmen, de Felice Beato, 1858.

Colin Campbell, 1.º Barão Clyde, de seu nome de nascimento Colin Macliver ou M'Liver GCB, KSI (20 de outubro de 179214 de agosto de 1863) foi um militar escocês. Atingiu a patente de marechal de campo. Serviu na Guerra Peninsular (Batalha do Vimeiro) e na Índia Britânica, durante a Revolta dos Sipais. Regressou à Grã-Bretanha em 1853, mas no ano seguinte partiu para a Guerra da Crimeia, aceitando o comando da Brigada das Terras Altas (Highland Brigade), que fazia parte da divisão liderada pelo duque de Cambridge. A brigada e o seu líder distinguiram-se com grande bravura na Batalha de Alma, e com a sua célebre fina linha vermelha de Highlanders conseguiram repelir as tropas do Exército Imperial Russo na Batalha de Balaclava. Ele está enterrado na Abadia de Westminster.