Congregação do Santíssimo Redentor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura a ordem religiosa, veja Ordem do Santíssimo Redentor.
Congregação do Santíssimo Redentor
Congregatio Sanctissimi Redemptoris
Congregação do Santíssimo Redentor
Santo Afonso de Ligório (1696-1787), o fundador da congregação.
Lema "Copiosa apud eum redemptio"
Tipo Ordem religiosa católica
Fundação 9 de novembro de 1732 (291 anos), por Santo Afonso de Ligório
Sede Roma
 Itália
Superior Geral Michael Brehl
Sítio oficial www.redemptor.com.br

A Congregação do Santíssimo Redentor (Congregatio Sanctissimi Redemptoris; Missionários Redentoristas; Redentoristas; C.Ss.R.) é uma congregação religiosa católica fundada por Santo Afonso de Ligório, em Scala (Itália) em 1732.

A Congregação do Santíssimo Redentor foi a resposta de Santo Afonso de Ligório ao chamado que ele ouviu de Jesus por meio dos pobres.

História

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro cuja devoção foi propagada pelos redentoristas.

No ano de 1730, Afonso estava exausto por causa dos seus trabalhos missionários. Seus médicos mandaram-no fazer repouso e respirar o ar puro das montanhas. Com alguns companheiros, ele foi para Scala, na costa amalfitana ao sul de Nápoles. No topo das montanhas ficava o Santuário de Nossa Senhora dos Montes, lugar ideal para descanso, ideal também para a contemplação perto da Mãe de Deus: montes, belo panorama e em baixo, o mar.

Aos 36 anos, o padre Afonso Maria de Ligório funda em Scala a Ordem do Santíssimo Redentor que, mais tarde, se divide em dois ramos: o das monjas de clausura, na referida ordem religiosa, e a 9 de Novembro de 1732 o ramo dos religiosos de vida apostólica e missionária que se passa a chamar Congregação do Santíssimo Redentor. A sua vida tornou-se numa missão e num serviço contínuo aos mais abandonados.

A construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi incentivada pelos missionários redentoristas.

A Congregação hoje

Igreja de Santo Afonso de Ligório, em Roma.

Os Missionários Redentoristas, populamente conhecidos, dão continuidade ao carisma de Santo Afonso na Igreja e na sociedade: "Fortes na fé, alegres na esperança, ardentes na caridade, inflamados pelo zelo, humildes e sempre dados à oração, os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguem o Cristo Redentor com o coração cheio de alegria, abnegados de si mesmos e sempre prontos a enfrentar o que é exigente e desafiador, participam do mistério de Cristo e o proclamam com simplicidade no viver e no falar, a fim de levar a Copiosa Redenção". Constituição dos Redentoristas, No. 20

Dedica-se fundamentalmente à pregação de missões populares e ao atendimento dos mais desfavorecidos. Está espalhada pelos cinco continentes, presente em 77 países. O número de membros com votos emitidos (professos) é superior a 6000, integrando padres, irmãos e estudantes, o que faz deste instituto religioso um dos dez mais numerosos em todo o mundo católico.

Faculdades

Em Roma, sede do seu governo geral, os Redentoristas têm um instituto de teologia moral, o Alfonsianum, principal escola mundial de estudos desta matéria. Foi fundado em 1949. Desde 1960, faz parte da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense. Assim, a Academia outorga tanto a licenciatura como o doutoramento em teologia moral.

Também em Madrid (Espanha), os Redentoristas fundaram, em 1971, o Instituto Superior de Ciencias Morales, incorporado na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de Comillas (Madrid).

Santos e Beatos

São João Neumann, primeiro norteamericano a ser canonizado.

Ligações externas