Congresso Nacional do Chile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Congresso Nacional
Congreso Nacional
Coat of arms or logo
Tipo
Tipo Bicameral
Câmaras Senado
Câmara dos Deputados
Liderança
Presidente do Senado Camilo Escalona, PS
desde 20 de março de 2012
Presidente da Câmara Nicolás Monckeberg, RN
desde 20 de março de 2012
Estrutura
Membros 38 senadores
120 deputados
Eleições
Última eleição: 13 de dezembro de 2009 (Senado)
Última eleição: 13 de dezembro de 2009 (Câmara)
Sede
Congresschile.jpg
Sede do Congresso
Valparaíso

O Congresso Nacional é o órgão legislativo da República do Chile, de orientação bicameral. É composto pelo Senado da República, com 38 senadores, e pela Câmara dos Deputados, com 120 deputados. O Congresso Nacional foi estabelecido em 14 de julho de 1811, sendo atualmente estipulado pelos artigos 42 à 59 da Constituição Chilena de 1980. O Congresso se reúne no Prédio do Congresso, em Valparaíso.

Sede[editar | editar código-fonte]

Desde sua criação, em 1811, o Congresso Nacional se reuniu em Santiago, no prédio atualmente conhecido como Edificio del ex Congreso. Após a transferência do Congresso para Valparaíso, o antigo edifício em Santiago tornou-se sede do Ministério de Relações Exteriores. Em 2006, o Ministério ganhou outra sede, devolvendo o antigo prédio ao Congresso, possibilitando que este se reúna em ambas as cidades alternadamente.

Em 1990, o Congresso retomou suas atividades após mais de 16 anos de recesso parlamentar estabelecido pelo Regime Militar. Ficou determinada a transferência da sede do Congresso para Valparaíso, visando a descentralização política. A nova sede é um prédio moderno de 60.000 m² de área, que se destaca da arquitetura local. Foi projetado pelos arquitetos Juan Cárdenas, José Covacevic e Raúl Farrú.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]