Conjunto Hospitalar de Sorocaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
CHS
Conjunto Hospitalar de Sorocaba
Fachada do Hospital Regional
Nome completo Conjunto Hospitalar de Sorocaba
Localização Sorocaba,  Brasil
Fundação Novembro de 1969
Sistema de saúde SUS
Financiamento Orçamento anual: 130 milhões de reais[1]. Governo de São Paulo
Tipo Público
Leitos 400 (250 no Regional e 150 no Leonor)
Especialidades Hemodiálise, traumatologia, neurocirurgia e urgência e emergência de alta complexidade, etc.
Site Conjunto Hospitalar de Sorocaba
editar

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba teve sua origem no Hospital Prof. Dr. Lineu Matos Silveira (conhecido por Hospital Regional), inaugurado em novembro de 1969, com 300 leitos. Anos depois foi construído o Hospital Leonor Mendes de Barros (inicialmente apenas para tuberculosos) que também integra o CHS.

É responsável pelo atendimento do nível terciário de 48 municípios do sudoeste paulista com uma população de mais de três milhões de habitantes. É referência em trauma, pois é o único hospital com neurocirurgião de plantão presencial em toda a região.

A origem do hospital remonta à perseverança de antigos alunos de Medicina da PUC-Sorocaba. A 15ª turma promoveu pressão ao governo para que o Hospital Regional fosse construído com recursos públicos. “Em plena ditadura militar, resolvemos ir a São Paulo para pedir ao então governador Ademar de Barros, que a obra fosse executada dessa maneira”, recorda o ex-aluno Sandro Fabi.

E assim, quase cem estudantes do curso de Medicina da PUC-SP decidiram ir de trem até São Paulo. “Ao chegarmos à estação ferroviária, agentes da polícia nos interceptaram e só permitiram que três colegas descessem para explicar qual era o nosso objetivo”, conta Sandro.

Depois de dadas as explicações, os agentes autorizaram o desembarque do restante do grupo, mas sob uma condição: que se dirigissem até a residência do governador em fila e ordenadamente, sem qualquer tipo de algazarra.

“Durante todo o trajeto fomos escoltados por policiais e seguidos por um brucutu (veículo militar). Ao chegarmos à residência do governador, no Palácio dos Campos Elísios, ele nos recebeu e fizemos nossa solicitação”, lembra-se Sandro. A pressão deu certo e o Hospital Regional foi erguido com recursos públicos e até hoje é um dos campos de estágio e residência médica utilizados pela PUC-SP.[2]

É referência estadual no tratamento de queimados [3]. </ref> O CHS foi, em 2012, alvo de uma operação do GAECO/Sorocaba, que por meio de escutas telefônicas interceptadas pela policia, denunciou 48 servidores do hospital por crime, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes. O fato principal da denuncia seria o fato de medicos, enfermeiros, dentistas e funcionários do hospital estariam recebendo por plantões simultaneamente em dois lugares, sem estarem presentes no momento do plantão, gerando prejuízos de 2,0 milhões de reais aos cofres públicos. O caso segue em apuração até os dias atuais, sem conclusões no inquérito. [4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]