Conselho de administração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Um Conselho de administração é um corpo de membros eleitos ou designados, que conjuntamente supervisiona as atividades de uma empresa ou organização.

Uma placa de atividades são determinadas pelos poderes, deveres e responsabilidades delegadas a ele ou que lhe é conferido por uma autoridade fora de si. Estas questões são tipicamente detalhada no Estatuto Social da organização. O regimento interno comumente também especificar o número de membros do conselho, como eles devem ser escolhidos, e quando eles são para cumprir.

Em uma organização com membros votantes, por exemplo, uma sociedade profissional, o conselho atua em nome de, e é subordinado ao, montagem completa da organização, que normalmente escolhe os membros do conselho. Em uma sociedade anônima, o conselho é eleito pelos acionistas e é a autoridade máxima na gestão da corporação.

Os membros do conselho são administradores em primeiro lugar, que são vinculados por tanto a um próprio regime geral. A organização interna do conselho pode ser livremente decidida por cada empresa. No entanto, há uma série de elementos necessários em quase toda a legislação. Em uma corporação sem ações, sem filiação voto geral, por exemplo, uma universidade, o conselho é o órgão supremo de governo da instituição;[1] seus membros são, por vezes, escolhido pelo próprio conselho.[2] [3]

Referências

  1. Robert III, Henry M.; William J. Evans, Daniel H. Honemann, Thomas J. Balch. Robert's Rules of Order Newly Revised. Cambridge, MA: Da Capo Press, 2000-10-01. ISBN 0-7382-0307-6
  2. How are the directors selected? Commonwealth of Virginia, State Corporation Commission, Business FAQs.. Página visitada em 2011-04-08.
  3. Chapter 181, Nonstock Corporations (Sect. 181.0804) Wisconsin Statutes Database.. Página visitada em 2011-04-08.