Corymbia cliftoniana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCorymbia cliftoniana

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: Angiospermas
Clado: Traqueófitas
Clado: Eudicotidae
Clado: Rosídeas
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Gênero: Corymbia
Espécie: C. cliftoniana
Nome binomial
Corymbia cliftoniana
(W.Fitzg.) K.D.Hill & L.A.S.Johnson[1]

Corymbia cliftoniana é uma espécie de árvore endêmica do norte da Austrália. Seus ramos e troncos possui uma casca grossa e áspera, suas folhas são estreitas e, quando adultas, ficam em forma de lança, tem flores brancas e pequenos frutos esféricos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma árvore que normalmente atinge uma altura de 8 a 12 metros e forma um lignotúber. As plantas jovens têm folhas em formato oval, posteriormente em forma de lança, que são densamente peludas em ambos os lados. As folhas adultas têm o mesmo tom de verde fosco. Os botões florais estão dispostos nas extremidades dos ramos em um pedúnculo, cada ramo do pedúnculo contem sete botões nos pedicelos. Os botões maduros são ovais a em forma de pera. A floração ocorre em janeiro e as flores tem uma coloração branca. O fruto é uma cápsula.[2][3][4][5]

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Esta planta foi formalmente descrita pela primeira vez em 1919 por William Vincent Fitzgerald no livro de Joseph Maiden , ''A Critical Revision of the Genus Eucalyptus", e recebeu o nome de Eucalyptus cliftoniana.[6][7] Em 1995, Kenneth Hill e Lawrence Alexander Sidney Johnson mudaram o nome para Corymbia cliftoniana no jornal Telopea.[8] Seu epíteto específico (cliftoniana) homenageia RC Clifton, um funcionário público da Austrália Ocidental.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

C. cliftoniana cresce em penhascos e em rochas sedimentares desde Derby, na região de Kimberley, na Austrália Ocidental, até a região do Rio Victoria no Território do Norte. Ela também é comum na Cordilheira Bungle Bungle.

Referências

  1. "Corymbia cliftoniana". Australian Plant Census. Retrieved 6 February 2020
  2. "Corymbia cliftoniana". Euclid: Centre for Australian National Biodiversity Research. Retrieved 5 June 2020.
  3. Hill, Kenneth D.; Johnson, Lawrence A.S. (13 December 1995). "Systematic studies in the eucalypts. 7. A revision of the bloodwoods, genus Corymbia (Myrtaceae)". Telopea. 6 (2–3): 337–338. doi:10.7751/telopea19953017.
  4. "Corymbia cliftoniana". FloraBase. Western Australian Government Department of Parks and Wildlife.
  5. "Corymbia cliftoniana". Eucalink. Royal Botanic Garden, Sydney. Retrieved 24 September 2016.
  6. "Eucalyptus cliftoniana". APNI. Retrieved 6 February 2020.
  7. Maiden, Joseph (1919). A Critical Revision of the Genus Eucalyptus. Sydney: New South Wales Government Printer. pp. 209–213. Retrieved 6 February 2020.
  8. "Corymbia cliftoniana". APNI. Retrieved 6 February 2020.