Costa (sobrenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão de Armas português da família Costa portuguesa.

Costa é um sobrenome originário e um dos mais populares da Itália[1], sendo difuso em Portugal, na França, na Espanha, na Suiça e nas regiões onde se registrou imigração de naturais destes países ao longo da História, como Brasil, Canadá, Estados Unidos e Argentina.

Origem e difusão[editar | editar código-fonte]

O sobrenome poderia ser de origem toponímica, portanto retirado do nome de alguns municípios italianos e deriva do termo latino costa, ou seja, "costela lateral". Sétimo sobrenome por difusão na Itália[2], Costa é transportado por mais de 12.000 famílias italianas e está distribuído por todo o país, principalmente na Ligúria e na Sicília.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Da Costa, Dalla Costa, Della Costa, Di Costa.[3]

Família Portuguesa[editar | editar código-fonte]

O sobrenome identificava uma família da nobreza medieval portuguesa do século XIII. O brasão é representado por seis costelas de prata alinhadas em três faixas e dispostas em duas palas, firmadas nos flancos de um escudo vermelho.

Algumas famílias angolanas e brasileiras, possuem o sobrenome, mas que na verdade não diz respeito ao, nem descendem do original. São sobrenomes toponímicos referentes à costa marítima [carece de fontes?].

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]