Cubo (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Cubo (filme)
Cubo (PT/BR)
 Canadá
1997 • cor • 90 min 
Direção Vincenzo Natali
Produção Mehra Meh
Betty Orr
Roteiro André Bijelic
Vincenzo Natali
Graeme Manson
Elenco Maurice Dean Wint
David Hewlett
Nicole de Boer
Nicky Guadagni
Andrew Miller
Julian Richings
Wayne Robson
Género ficção científica horror
Idioma Inglês alemão
Música Mark Korven
Efeitos especiais C.O.R.E. Digital Pictures
Caligari
Cinematografia Derek Rogers
Edição John Sanders
Estúdio Cube Libre
Feature Film Project, The
Harold Greenberg Fund
Odeon Films
Ontario Film Development Corporation
Distribuição Canadá Trimark Pictures
Lançamento Canadá 9 de setembro de 1997
Portugal 28 de fevereiro de 1999
Cronologia
Último
Último
Cube 2: Hypercube
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Cube (br/pt:Cubo) é um filme canadense de 1997, do gênero ficção científica realizado por Vincenzo Natali.

Este filme foi o primeiro grande sucesso de produção da produtora Canadian Film Centre. Com um orçamento muito baixo o filme atingiu um sucesso comercial moderado, adquirindo o status de filme de culto.

O sucesso do filme rendeu duas sequências: Cube 2: Hypercube e Cube Zero.


Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Um policial (Maurice Dean Wint), um ladrão (Wayne Robson), uma matemática (Nicole de Boer), uma médica (Nicky Guadagni), um arquitecto (David Hewlett) e um jovem autista (Andrew Miller) são misteriosamente presos num labirinto de alta tecnologia. Sem comida nem água, eles precisam encontrar um meio de sair do local. Mas precisam também ter cuidado para não accionar armadilhas letais, que surgem em estranhos cubos.

Resumo do Filme (SPOILER)[editar | editar código-fonte]

O filme começa com um homem chamado Alderson acorda em um estranho quarto em forma de cubo, brilhando, circuito de computador como paredes e seis portas, cada uma no centro das quatro paredes, no teto e no chão. Depois de recuperar do choque e da confusão, ele abre duas das portas e olha para os quartos, e vê que os quartos são idênticos ao que está, exceto na cor. Então, abre uma terceira porta e entra na sala. Ele olha ao redor, achando que a sala parece segura, mas depois ele dá passos em frente, e de repente, algo fatia seu corpo em pedaços, como um sushi, e seus pedaços caem no chão. Em seguida, uma rede de fios de navalha afiados aparece na sala, mostrando o que aparentemente tinha cortado Alderson. A rede começa a se dobrar e volta ao que era.

Mais tarde, numa outra sala, outras pessoas começam a se encontrar: Quentin, um policial, Worth, um trabalhador de um escritório, Holloway, uma médica, Rennes, um artista de fuga, e Leaven, uma estudante universitária. Nenhuma das pessoas sabe como é que chegou lá, qualquer coisa sobre a prisão que estão, ou porque eles estão lá dentro. Quentin, no entanto, sabe que existem armadilhas, já que já entrou em um quarto e quase teve sua cabeça cortada. Raciocinando que deve haver um caminho para sair de lá, eles decidem se unir e ver se eles podem encontrar o caminho para fora. Rennes, que já tinha escapado de nada menos do que sete prisões, assume a liderança e mostra como testar as armadilhas lançando uma bota em uma sala, na esperança de que ela acionará uma armadilha.

No entanto, depois de dar um discurso em manter as coisas simples, e "apenas [olhando] em que está na sua frente”, Rennes salta em uma sala que ele acredita que é segura, e tem seu rosto pulverizado com ácido e morre terrivelmente. O grupo crê que a o piso do quarto pode ser sensível a pressão, ou a armadilha termicamente ativada. Eles raciocinam que devem encontrar uma maneira mais precisa de teste de armadilhas.

Quentin assume cargo de líder e pergunta a todos qual era o seu trabalho antes de ser colocado no Cubo. Holloway foi uma médica numa clínica gratuita, e Quentin foi um policial. Worth trabalhava na construção de um escritório, e Leaven se divertia com seus amigos. Quentin diz que nada é deixado ao acaso, que tudo e todos têm um propósito, e interroga-se qual a razão de Leaven ter seus óculos enquanto Holloway teve suas jóias tomadas. Leaven, que é uma perita em matemática, lembra que cada sala tinha um conjunto de números (gravado no espaço entre as salas), que estão associados e quando um desses números foi primo, sempre haverá uma armadilha nessa sala.

A finalidade de Leaven torna-se "quebrar o código do cubo", e eles fazem bons progressos através do Cubo. Quando eles acabem em uma sala com armadilhas em todos os quartos que os cercam a não ser o de cima, Quentin e verifica a porta no teto, através da qual cai uma sétima pessoa: Kazan. Ele parece ser um deficiente mental, e consequentemente comprometerá o grupo.

O grupo começa a especular sobre as origens do cubo. E nisso, se inicia um conflito entre Quentin e Holloway: enquanto Quentin acha absurdas as idéias de teorias conspiratórias de Holloway e Holloway pensa que Quentin é ingênuo. Os dois brigam e devido à luta Holloway, sente carinho e simpatia de Kazan, enquanto Quentin o odeia e quer deixá-lo.

Quentin entra em um dos cubos que achava seguro. Nesse quarto havia uma armadilha, mas ele escapa da morte. A conjectura de Leaven que quartos sem números primos são seguros torna-se incorreta. O grupo descansa por um tempo. Worth e Quentin começam a brigar, e através dessa briga é revelado que Worth era um arquiteto que desenhou um enorme escudo exterior, que abriga o Cubo, o qual é composto. Em outras palavras, um designer do Cubo. Embora isso forneça enorme desconfiança de Worth, também fornece salvação: Worth pode fornecer informações sobre as dimensões do escudo exterior (é 132,28 m em um lado). Leaven então percebe que os números no espaço entre os cubos representam coordenadas cartesianas codificadas, mostrando onde cada sala é do Cubo. Com a informação de Worth, ela já pode adivinhar a dimensão do labirinto. Ela mede 4,27 m, e deduz que o labirinto poderá ser no máximo, 26 cubos por 26 cubos por 26 cubos, ou 17576 quartos. Usando as coordenadas codificadas, ela também é capaz de determinar se são apenas sete salas de uma face do cubo.

Eles fazem o seu caminho a face mais próxima do Cubo. Quentin se revelou ser gradualmente impulsionado a ser louco pelo seu conflito com Worth e Holloway e imensamente desprezível com Kazan, começa a tornar-se frio, insensível e do mal. O grupo chega a um quarto, muito perto a face do Cubo, mas é impedido de prosseguir, pois nesse quarto lanças saem das paredes, impedindo que eles prossigam por ali, e ativado pelo som. Quentin recusa-se a recuar, insistindo para que eles façam o seu caminho através desta sala com armadilha, porque ela é ativada pelo som. Eles podem fazê-lo se forem muito quietos. Quase todos passam, mas no último segundo, Kazan, incapaz de entender o que está acontecendo, faz um ruído, e uma vez mais Quentin escapa morte. Ele fica extremamente irritado com Kazan, e todo mundo começa a discutir. A transformação de Quentin em alguém louco e do mal é iminente.

O grupo então finalmente chega a uma das faces do Cubo, só para descobrir que existe uma diferença entre a última porta do cubo e o escudo exterior. Fazendo uma corda feita a partir de suas roupas, Holloway se voluntaria a sair do Cubo segurando a corda para tentar ver alguma coisa. Quando ela está suspensa pela corda, o cubo sacode e Holloway quase cai. Quentin a segura, mas, em seguida, a deixa cair, fingindo para os outros que foi um acidente. Depois de algum descanso, Leaven é acordada encontrando a mão de Quentin sobre sua boca, e disse “Vamos para o fundo. Será quieto lá”. Tenta convencer Leaven que não precisam dos outros, Quentin tenta estuprá-la, e Worth e Kazan acordam para salvar Leaven de Quentin. Quentin diz que ele não confiava em Holloway, de modo que passou para o grupo suposições que a morte de Holloway não foi um acidente.

Quentin briga com Worth. Pede com raiva para que ele veja o quarto de baixo. Ele o faz. Worth começa a rir histericamente vendo o que encontrou no quarto abaixo: o cadáver de Rennes. Primariamente eles pensam que andaram em círculos, mas Worth avisa rapidamente que a sala que espirrou ácido em Rennes, matando-o não é adjacente ao espaço que ocupam. Ele e Leaven percebem que os quartos mudam suas posições, deslocando-se em espaços vagos no Cubo ao longo do tempo. Leaven rapidamente descobre que os conjuntos de números em uma sala codificam outra coisa além de suas armadilhas e localização atual; Os números podem sofrer permutações, e as permutações mostram como uma sala avança através do Cubo. Após minutos de cálculo, Leaven descobre que um quarto mais cedo ou mais tarde ficará num ponto fora do Cubo, em outras palavras, entre o escudo exterior e o Cubo e, consequentemente, uma ponte para o mundo exterior. Ela sabe que se tivessem ficado apenas no quarto que tinham começado teriam sido eventualmente ligados do Cubo até a saída, (embora isto significa que eles nunca teriam encontrado Kazan).

Leaven também vê que os cubos mortais são aqueles cujos números incluem uma potência de um primo (incluindo, naturalmente, a primeira potência). Após esta descoberta, os presos são desafiados com a tarefa de realizar fatorações de números com três dígitos (uma tarefa difícil, em alguns casos, mas não tão difícil como Leaven o apresenta ser). Felizmente eles descobrem que Kazan, o antigo autista inútil, pode executar tais fatorações com facilidade; Ele anuncia o número de fatores primos quase tão rapidamente quanto Leaven pode ler para ele.

Usando Kazan, agora a pessoa mais valiosa, eles fazem um caminho seguro podem estimar onde é a saída do Cubo é. Worth conspira para incapacitar Quentin, que já está completamente louco. Leaven, Worth, e Kazan lutam com Quentin e o deixam em uma sala abaixo deles para que morra. Eles percorrem o labirinto um pouco mais e finalmente encontram o cubo que os levará para fora do Cubo. Eles abrem a porta e uma luz branca ilumina toda a sala: a saída está diante deles. Eles estão prestes a sair quando Worth anuncia que ele não vai, pois não há nada para ele fora do Cubo. Neste ponto, Quentin chega até eles, coberto de sangue. Com um pico ele arrancou de uma das portas de um dos quartos, ele mata Leaven, atravessando-a com o pico, finca Worth, e está prestes a matar Kazan (que está saindo), quando Worth utiliza o resto de sua força para agarrar a perna de Quentin. Quentin é apanhado quando seu corpo está no espaço entre uma sala e outra. O cubo que é uma ponte começa a se mexer. Nisso, Quentin é cortado ao meio. O cubo-ponte se desliga do Cubo, desalinhando-se de uma das saídas. Worth cai ao lado Leaven, e morre.

Apenas Kazan fica vivo. O mundo exterior não é mostrado, mas Kazan é visto caminhando lentamente sozinho em uma luz intensa, possivelmente uma referência à "luz", que descreve uma passagem após a vida. Um possível efeito do que está além acaba sendo revelado no Cube Zero, apesar de esse filme não foi escrito por Natali e não faz parte da sua concepção.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Leaven (Nicole de Boer): Joan Leaven começa o filme como um gritando e impotente dama em apuros. Ao invés de explorar seus arredores, ela começa a gritar por ajuda, atraindo Quentin, Holloway e Worth. Ela é o único membro do grupo que tem qualquer pertence (seus óculos) e a transforma em um meio capaz de escapar e o único que força Worth a ajudá-los. Sua habilidade como matemática se torna inestimáveis para o grupo durante a maior parte do filme, mas Quentin ainda a mantém ao seu redor por outras razões. Acabou sendo morta por Quentin enquanto tentava escapar do Cubo.
  • Helen Holloway (Nicky Guadagni): Dr. Helen Holloway é a mulher mais velha do grupo, e é uma médica de uma clínica gratuita. Ela mostra no início ser amarga, paranóica e melodramática. Ela é a principal fonte das teorias de conspiração e, muitas vezes, afirma que ela acha que o Governo dos Estados Unidos é responsável pelo Cube. Conforme o filme avança, ela se torna mais humana: ela cuida das feridas de Quentin após o encontro com a Sushi Trap e sendo responsável por cuidar de Kazan quando o encontram. Também se mostra ser calma quando necessário e explica a Quentin em um quarto vermelho por que eles precisam de Worth. Ela tenta estabelecer uma ligação com Worth pouco antes de ela tentar atingir o muro exterior quando estão em uma das faces do Cubo. Ela é morta por Quentin lá (quando ele deixa de ser o herói e torna-se o vilão), ao ser jogada do Cubo, quando Quentin larga a corda que a segurava.
  • David Worth (David Hewlett): A transformação de David Worth começa com ele deitado pálido no chão, ferido e olhando de um modo sinistro. Ele mantém suas perspectivas sombrias em toda a primeira parte do filme, impedindo as chances de Quentin tentar sair. Ele freqüentemente se pergunta por que razão ainda preocupa em seguir os outros e parece ter nenhuma razão para viver; "Eu sou apenas um rapaz. Eu trabalho num escritório de construções de edifícios, fazendo coisas, ok?” Ele funciona como peso morto, não faz nada para o grupo, a não ser levar Kazan e "testar" quartos (arremessando botas para testar o atiçamento de minúsculas armadilhas). No entanto, quando chegam a um quarto vermelho (logo após o encontro com a armadilha sushi), Quentin briga com Worth e o desafia. Neste ponto, torna - se aparente que Worth trabalhou na elaboração do escudo exterior do cubo. Ele alega que sabe pouco sobre os efeitos ou a construção da sala ou sobre as armadilhas, mas sabe que as pessoas estavam a ser colocados dentro de alguns meses. Em um quarto vermelho, Worth reage a Quentin,que explode de raiva quando ele diz sua história. Ele dá um longo, lúcido e notável discurso sobre a futilidade da liderança. Ele então diz que sua função no grupo é "The Poison", significando que ele se vê como mais um obstáculo para eles superarem, não tendo qualquer função que não seja para promover o conflito. No entanto, enquanto o filme continua, ele se torna o herói substituto. Ele briga regularmente com Quentin, faz planos para impedi-lo. Ele é espancado e recebe abusos de Quentin e é extremamente sortudo nos quartos nos quais Quentin quase é morto; Ele resgata Kazan quando ele está separado do grupo e Leaven, e salva Leaven de ser levada por Quentin. No final, porém, ele decide que ele não tem nada para viver e prefere a morrer no Cubo quando este atinge a saida. "O que está lá fora?" Leaven pergunta a ele. "Estupidez sangrenta de humanos", ele responde perante Leaven, que tem o estomago atravessado por Quentin. Quentin então finca Worth no estômago, mas como Quentin está prestes a fazer a sua fuga através da porta, Worth agarra as pernas de Quentin impedindo-o de escapar (e, em última instância Quentin morre quando o cubo se move, cortando-o ao meio e permitindo Kazan escapar).
  • Kazan (Andrew Miller): Kazan é mostrado como um homem autistae está ali apenas para atrasá-los. Imediatamente provoca a desconfiança de Quentin e é quase descartado por Leaven antes da “armadilha silenciosa", presumindo que ele está ali para prejudicar a sua velocidade ou para matá-los. No entanto, ele é uma parte crucial para a fuga já que é o único que pode completar os cálculos necessários para alcançar a segurança, fazendo fatorações muito difíceis para Leaven. É o único do filme que consegue escapar do Cubo. Algumas especulações de que Kazan e Eric Wynn (do Cube Zero) eram a mesma pessoa. Teorias para apoiar esta reivindicação é que Eric era lobotomizado no final do filme e colocado de novo no Cube, falando e agindo de forma semelhante ao Kazan. Eric também era um prodígio em matemática, capaz de analisar e deduzir padrões com facilidade (num ponto ele avisa para os outros que estão com ele no Cubo que pode ler os códigos ao largo das saídas, e assim que ele poderá dizer-lhes qual é o caminho correto, semelhante à forma como Kazan ajuda o grupo). O comentário do diretor para Cube Zero também afirma :"Talvez este seja Kazan ou Kazan como veio a ser, tornando este filme mais de anterior a Cubo do que uma seqüência."
  • Alderson (Julian Richings): Alderson é personagem que aparece na abertura do filme (e na embalagem do DVD) não se encontra com o resto do grupo e é morto nos segundos iniciais do filme. No entanto, é mostrado, para que ele se apresente como um personagem principal, no início, antes de morrer e para mostrar um pouco do sabor da carnificina que o filme vai mostrar. Existe alguma especulação quanto à "finalidade" de Alderson: foi criado para ter sobrevivido tempo suficiente para encontrar o grupo. O fato de que o ator que o interpretou Alderson teve a cabeça raspada foi porque o grupo que ele devia encontrar não teria qualquer autoridade moral ou espiritual, teve a impressão de que Alderson pode ter sido um monge budista ou católico(embora isso não seja revelado no filme. Devido a sua total falta de contato com os outros personagens Alderson poderia ter sido parte de um grupo que foi colocado anteriormente no Cubo, como Worth mencionou que conhecia as pessoas estavam a ser colocados no cubo durante uns meses (uma teoria não bate com a continuidade Cube Zero , já que nesse no filme que se revela que o Cubo é varrido termicamente após a maioria do grupo ser morta ou escape, mas como os dois filmes são escritos por pessoas diferentes, isso pode não ser aplicável a Cube).
  • Rennes (Wayne Robson):Rennes, também conhecido como "a carriça”, o começa o sendo exibido como o líder do grupo. Ele é se auto descreveu ser um artista em fugas que, fugiu das melhores prisões de sete países. É quem desenvolve o método de usar uma bota para detectar armadilhas. Ele tem bons sentidos e é atlético para um homem velho, apesar de um ter um espasmo facial que nunca é explicado. Rennes é morto quando ácido é pulverizado em seu rosto e mostra sua mudança de caráter de um especialista do grupo para simplesmente, uma vítima com pouco uso.
  • Quentin (Maurice Dean Wint): Quentin é a personagem principal do filme. Ele diz ser um policial. É forte e se diz ser o chefe do grupo, colocando-se na maior parte das tarefas perigosas e alegando que ele está à procura de "soluções práticas". No entanto, o filme revela rapidamente (principalmente através na briga entre Quentin e Worth em um quarto vermelho), que ele não é tudo o que aparenta. Ele revela ser violento, cruel, especialmente com Worth, e ligeiramente irritado com uma "coisa para meninas", como ele mostra a Holloway. O filme continua, e ele tenta assumir o controle de Leaven (que geralmente é visto como o mais capaz do grupo), o personagem se torna um vilão e é responsável por destruir o grupo.Ironicamente, ele é literalmente dilacerado quando tentava escapar ao cubo. Os quartos se movem enquanto Quentin está tentando cruzar para a saída.

Armadilhas[editar | editar código-fonte]

The Mesh Trap[editar | editar código-fonte]

Uma armadilha que á uma marca da série do Cubo, em virtude de ser a primeira a ser vista, com uma breve aparição no Cube Zero , e sendo a mais famosa armadilha dos filmes. Trata-se de uma rede de fios de navalha afiados que desce do teto do quarto em que está quando a vitima anda no quarto a aciona. Ela fatia o corpo da vitima em inúmeros pedaços cúbicos. Embora o corpo permaneça intacto primeiro, ele se “desmonta”em inúmeros pedaços depois de poucos segundos. A cremalheira de fios de navalha aparece começa a se dobrar e desaparece de vista. Alderson é morto no início do filme através desta armadilha.

Lança-chamas[editar | editar código-fonte]

A armadilha bastante simples, isto é simplesmente um lança-chamas que sai das paredes quando a vítima for detectada no quarto, disparando fogo nela. Essa armadilha é detectável lançando uma bota na sala, já que é ativada por movimento.

Espirrador de Ácido[editar | editar código-fonte]

Um pequeno buraco aparece na parede e dele sai um spray que espirra Ácido fluorídrico concentrado no rosto de uma vítima, que é dissolvida rapidamente e matando a pessoa. Diferentemente do lança-chamas, esta armadilha não é detectável através de uma bota e parece ser ativado pelo peso da pessoa quando esta entra na sala. Rennes é morto nesta armadilha.

Armadilha das Lanças[editar | editar código-fonte]

Essa armadilha é ativada pelo som (embora seja construída a ignorar as ruidosas aberturas de uma porta de um quarto). Lanças de Metal saem rapidamente das paredes, do teto e chão da sala, se estendendo por todo o quarto, presumivelmente furando mortalmente qualquer um dentro do quatro e depois voltam ao que eram antes. Os personagens podem atravessar esse quarto com segurança, se ficarem muito quietos e cuidadosos.

Armadilha Sushi[editar | editar código-fonte]

Esta armadilha consiste de linhas de navalha afiadas que se estendem do teto ao chão, formando uma “gaiola” em torno de uma vitima, quando ela for detectada. Em seguida, deslocam-se em um círculo e fecham-se na vítima e cortando-a em grandes pedaços bem parecido com a Mesh Trap. Quentin recebe quase é apanhado nesta armadilha, mas rola fora dela pouco antes de seu fechamento completo.

Armadilha desconhecida[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe sobre esta armadilha embora Rennes a descubra que antes de entrar devido ao cheiro incomum na sala. Reage com o gás sulfeto de hidrogênio do que é emitido pelo ocupante. Essa armadilha é importante porque mostra que há vários tipos de sensores a ser utilizado em todo o Cubo que são imunes ao teste da bota.

Transições do Cubo[editar | editar código-fonte]

As salas se movendo também podem ser consideradas uma armadilha. Quem está no espaço entre uma sala e outra, quando se deslocam é esmagado e cortado ao meio. Quentin sucumbe a esse fato.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Indicado
Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films,USA
Genie Awards
  • Ganhou
Brussels International Festival of Fantasy Film
Canadian Society of Cinematographers Awards
Fantasporto
Gérardmer Film Festival
Puchon International Fantastic Film Festival
Sitges - Catalonian International Film Festival
Sudbury Cinéfest
Toronto International Film Festival

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.