Cum laude

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cum laude é uma frase em latim usada especialmente nos Estados Unidos para indicar o nível de distinção acadêmica com o qual um indivíduo havia cursado um grau acadêmico.[1] No Brasil as menções citadas abaixo são utilizadas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Tipicamente, existem três graus de honra, ordenados abaixo:

  • Cum Laude (Com Honra(s)) é a distinção de menor fila entre as três; representa um reconhecimento direto ao alto nível acadêmico alcançado durante os estudos realizados.
  • Magna Cum Laude (Com Grandes Honras, literalmente) corresponde aos alunos graduados com um nível acadêmico não menor de dezoito pontos obtidos. No mundo anglo-saxão, é o equivalente a uma graduação Cum Laude.
  • Summa Cum Laude (Com a Maior das Honras) representa a maior distinção e é o reconhecimento por obter a máxima qualificação possível em uma titulação universitária, especialmente nos níveis do mestrado ou doutorado. Corresponde aos graduados com um nível não menor de dezenove ou vinte pontos obtidos.

Ver também

Referências

  1. «Magna, Summa, and the Honor Roll» (em inglês). Academic Apparel. Consultado em 6 de fevereiro de 2016