DAF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


DAF Caminhões
DAF Trucks NV
Modelo DAF 95 XF
Tipo Subsidiária (NV)
Indústria Automobilística
Fundação 1928
Fundador(es) Hub van Doorne
Sede Eindhoven,  Países Baixos
Áreas servidas Mundial
Proprietário(s) Paccar
Pessoas-chave Harrie Schippers (Presidente)
Produtos Caminhões
Página oficial DAF.com

História[editar | editar código-fonte]

Em mais de 80 anos de história, a DAF Caminhões conquistou uma reputação por desenvolver, fabricar e vender equipamentos de transporte líderes em seu setor e por fazer a sua manutenção.

As raízes da DAF remontam a 1928, quando os irmãos Hub e Wim van Doorne criaram a base do que é atualmente o fabricante de caminhões de crescimento mais rápido na Europa. O que começou como um pequeno negócio de engenharia e uma oficina de ferreiro se transformou em uma empresa de fabricação de trailers em 1933.

Em 1949, o primeiro caminhão DAF foi produzido na fábrica de trailers. Um ano depois, uma nova fábrica de caminhões foi construída, e a produção começou com chassis de caminhão de 3, 5 e 6 toneladas. No começo, a empresa usou motores Hercules e Perkins, mas nos anos 1950, a DAF decidiu começar a produção de seus próprios motores.

A empresa sempre foi muito inovadora no desenvolvimento de motores. Em 1959, a DAF foi um dos primeiros fabricantes de caminhão da Europa a aplicar turbo em motores diesel. Em 1973, a DAF estava 10 anos à frente da concorrência européia com a apresentação do turbo com intercooler, uma tecnologia que inicialmente atendia à demanda por motores mais potentes com consumo de combustível menor, mas que também se mostrou ser indispensável posteriormente para se emitir gases menos poluentes.

Nos anos 1980, a DAF apresentou o ATi, Advanced Turbo intercooling (sistema de turbo com intercooler avançado), que reduziu o consumo de combustível e aumentou o desempenho do motor.As inovações mais recentes da DAF em tecnologia de motores são o motor PACCAR MX de 12,9 litros e o motor PACCAR PR de 9,2 litros, dos quais todas as classificações estão também disponíveis na especificação Enhanced Environmental Vehicle(EEV, Veículo compatível com o meio ambiente), pioneira no setor. Como parte do programa híbrido global da PACCAR, a DAF desenvolveu um caminhão híbrido com base no LF45.

O caminhão usa um sistema de acionamento a diesel/elétrico avançado. No desenvolvimento de cabines confortáveis, a DAF sempre foi líder. A empresa foi uma das primeiras a apresentar uma cabine basculante sobre o motor, que podia ser inclinada para fácil manutenção, enquanto o conceito Super Space Cab definiu novos padrões em tamanho e conforto. Em termos de design de chassi, a DAF conquistou uma excelente reputação por fornecer soluções inovadoras com dois, três ou quatro configurações de eixo para atender a uma ampla variedade de aplicações de transporte.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2013, a DAF Caminhões anunciou a chegada do DAF XF 105 ao Brasil. Disponível nas versões 6x2 e 6x4, o XF 105 é destinado ao transporte pesado de longa distância.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre DAF
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.