Dale Carnegie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dale Carnegie
Nascimento 24 de novembro de 1888
Maryville, Estados Unidos
Morte 1 de novembro de 1955 (66 anos)
Nova Iorque, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Progenitores Mãe: Amanda Elizabeth Harbson
Pai: Willians James Carnagey
Ocupação Treinador, escritor e orador

Dale Carnegie (Carnagey até 1922) (Maryville, Missouri, 24 de novembro de 1888Nova Iorque, Nova Iorque, 1 de novembro de 1955) foi um formador, escritor e orador norte-americano.

Autógrafo.

Fundou o que é hoje uma rede mundial de mais de 3.000 instrutores e escritórios em aproximadamente 97 países que já formou mais de 9 milhões de pessoas no mundo.

Autor de best-sellers como Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (1936) e Como Evitar Preocupações e Começar a Viver O livro "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" surgiu em 1936, após 24 anos de treinamento, com princípios baseados em relatos verídicos de participantes.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de William James Carnagey e Amanda Elizabeth Harbison, passou a infância no pequeno vilarejo de Maryville, no estado de Missouri. Mesmo sendo muito pobres, seus pais conseguiram o colocar em uma escola boa. O seu maior interesse eram os estudos, logrando graduar-se na faculdade estadual de Warrensburg. Dale Carnegie faleceu da doença de Hodgkin's. Casou-se, mas divorciou-se em 1931, tendo um segundo casamento em 5 de novembro de 1944 com Dorothy Vanderpool, que já tinha duas filhas do seu primeiro casamento.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Foi vendedor e aspirante a ator. Seu primeiro emprego depois da faculdade foi vendedor de cursos por correspondência para pecuaristas, depois começou a vender toucinho, sabão e banha de porco para a Armor & Company. Em 1912, em Nova York o Dale Carnegie (então Carnagey, já que em 1922 viria a mudar a grafia do seu nome de "Carnagey" para "Carnegie") começou a ministrar treinamentos na arte de falar em público. Posteriormente nasceu sua vontade em tornar-se um conferencista. Decidiu estudar na Academia de Artes Dramáticas para perder a timidez e iniciou a trabalhar como ator em filmes da época.

A sua obra, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é, ainda hoje, das obras mais lidas em seu tema — mais de 60 milhões de exemplares dos seus livros foram impressas e publicadas em 38 idiomas. A empresa que fundou, a Dale Carnegie Training, é hoje uma organização multinacional que se tornou líder mundial em treinamentos empresariais.

Obras publicadas[editar | editar código-fonte]

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (How to Win Friends and Influence People) (1936)
  • Como Evitar Preocupações e Começar a Viver ("How to Stop Worrying and Start Living)
  • Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios (The Quick and Easy Way to Effective Speaking)
  • Como Desfrutar da sua Vida e do seu Trabalho (How to Enjoy Your Life and Your Job)
  • O Líder em Você (The Leader in You)
  • Administrando Através das Pessoas
  • Lincoln - Esse Desconhecido
  • Como Venceram os Grandes Homens
  • Como Falar Facilmente

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Dale Carnegie
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.