Dale Carnegie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Dale Breckenridge Carnegie (Carnagey até 1922) (Maryville, Missouri, 24 de novembro de 1888Nova Iorque, Nova Iorque, 1 de novembro de 1955) foi um escritor e orador norte-americano.

Autor de best-sellers como Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e Como Evitar Preocupações e Começar a Viver, graças ao sucesso obtido chegou a ser conselheiro de líderes mundiais. Escreveu colunas em diversos jornais e teve o seu próprio programa de rádio. Fundou o que é hoje uma rede mundial de mais de 2.700 instrutores e escritórios em aproximadamente 90 países em todo o mundo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

De família humilde, a sua infância foi vivida no pequeno vilarejo de Maryville. Embora trabalhasse duro com os seus pais em uma pequena fazenda, o seu maior interesse eram os estudos, logrando graduar-se na faculdade estadual de Warrensburg.

Foi vendedor e aspirante a ator. Apesar de seu perfil modesto tornou-se famoso por sua ênfase na melhoria do ser humano.

Seu primeiro emprego depois da faculdade foi vendedor de cursos por correspondência para pecuaristas, depois começou a vender toucinho, sabão e banha de porco para a Armor & Company. Em 1922 resolveu mudar seu nome de "Carnagey" para "Carnegie" pois nasceu sua vontade em tornar-se um conferencista. Decidiu estudar na Academia de Artes Dramáticas para perder a timidez e inciou a trabalhar como ator em filmes da época.

Após terminada sua modesta incursão como Dr. Hartley no road show Polly do Circo em 1932 voltou para Nova York para trabalhar no seu sonho de ser conferencista.

trabalhou com Napoleon Hill e inclusive escreveram 1 livro juntos, foi quando se apaixonou pela arte de lidar com pessoas. Decidiu seguir carreira solo e embalado pelo sucesso de Napoleon Hill em seu livro de 1928, resolveu escrever também um livro que foi publicado em 1937. (Informações mais precisas na Wikipédia Americana).(Fonte: Wikipedia Americana)

Dale Carnegie faleceu da doença de Hodgkin's (uma forma de câncer que se origina nos gânglios do sistema linfático).

A sua obra, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é, ainda hoje, uma das mais lidas em todo o mundo, com cerca de 50 milhões de obras vendidas em todo o mundo, e a empresa que fundou, a Dale Carnegie Training, é hoje uma organização multinacional que se tornou líder mundial em treinamentos empresariais.

Mais de 60 milhões de cópias dos livros de Dale Carnegie foram impressas e publicadas em 38 idiomas.

Em 2012 foi lançada no Brasil a Biografia de Dale Carnegie intitulada "A Vida de DALE CARNEGIE e sua Filosofia de Sucesso" do escritor e Delegado Federal Carlos Roberto Bacila. O livro conta a vida e a filosofia de DALE CARNEGIE, o maior gênio e cientista das relações humanas, tanto no nível profissional quanto pessoal. Para descobrir os segredos de sua vida e do seu método de estudo, trabalho, e, principalmente, de sucesso, o autor percorreu vastos territórios nos Estados Unidos, desde o Rio 102 e a Universidade de Warrensburg no Missouri até o Harlem e o Queens em New York, acompanhando passo a passo a história pessoal de Carnegie e as raízes de seu pensamento. Livro publicado pela Editora Belton.

Obras publicadas[editar | editar código-fonte]

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (How to Win Friends and Influence People)
  • Como Evitar Preocupações e Começar a Viver ("How to Stop Worrying and Start Living)
  • Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios (The Quick and Easy Way to Effective Speaking)
  • Como Desfrutar da sua Vida e do seu Trabalho (How to Enjoy Your Life and Your Job)
  • O Líder em Você (The Leader in You)
  • Administrando Através das Pessoas
  • Lincoln - Esse Desconhecido
  • Como Venceram os Grandes Homens

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Em 1941, embalado pelo sucesso de Dale Carnegie, Irving Tressler escreveu uma paródia intitulada Como Perder Amigos e Aborrecer Pessoas. Plagiou a capa da obra original, nela colocando a própria fotografia, indicando num dos cantos: "Um milhão de cópias a vender".

Tressler suicidou-se em 1944, aos 35 anos de idade. Por causa da similaridade de títulos e de capas, à época muitas pessoas associaram-no a Dale Carnegie, tendo corrido a notícia de que Carnegie tinha se suicidado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Dale Carnegie
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.