Dejah Thoris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dejah Thoris
Personagem de Barsoom
Princess of Mars large.jpg
John Carter e Dejah Thoris na capa da primeira edição de Uma Princesa de Marte de Edgar Rice Burroughs, McClurg, 1917
Origem Helium, Barsoom (Marte)
Sexo Feminino
Afiliações John Carter
Criado por Edgar Rice Burroughs
Romance(s) "A Princess of Mars"
Primeira aparição "A Princess of Mars" (1917)
Interpretado por Lynn Collins
Projecto Literatura  · Portal Literatura

Dejah Thoris é uma personagem fictícia, criada por Edgar Rice Burroughs da série literária de ficção cientifica, Barsoom (também conhecida como John Carter de Marte). Princesa de Helium, em Marte (planeta que é designado pelos seus habitantes de Barsoom)[1] , filha de Mors Kajak e neta de Tardos Mors, Jeddak de Helium, Dejah Thoris é o interesse amoroso e mais tarde esposa de John Carter, um terráqueo misticamente transportado para o Marte (Barsoom). Dejah, membro da raça marciana "homens vermelhos", torna-se subsequentemente mãe de Carthoris e filha Tara. Ela desempenha o papel da donzela em perigo convencional que é resgatada de vários inconvenientes. Contudo, é também retratada como uma competente e capaz aventureira de seu próprio direito, plenamente apta a se defender e sobreviver por conta própria nas terras perdidas de Marte.

Características[editar | editar código-fonte]

Segundo a descrição de Burroughs, Deja Thoris é uma mulher de "rosto oval e bonito ao extremo" com a pele de uma cor de cobre avermelhado claro e cabelos negros. Assim como as demais raças de Barsson, a princesa despreza o uso de roupas, cobrindo o corpo com jóias e ornamentos bem forjados.

Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Ela é uma personagem de destaque na série "Warlord of Mars", minissérie em quadrinhos publicada em 2010-11 pela Dynamite Entertainment, baseada na obra "A Princess of Mars". Ela aparece pela primeira vez na edição 4. Dejah Thoris também é a personagem principal na spinoff "Warlord of Mars: Dejah Thoris", que apresenta a história da personagem 400 anos antes de "A Princesa de Marte" e retrata o papel de Dejah na ascensão ao poder do Reino de Helium, bem como seu primeiro pretendente.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Lynn Collins interpreta a personagem no filme John Carter, de 2012.

A personagem foi protagonista em dois filmes baseados na obra de Burroughs.

Em 2009 a personagem foi interpretada por Traci Lords no filme "Princess of Mars", lançado diretamente em vídeo.[2]

Disney[editar | editar código-fonte]

Em 2012 a Disney lançou uma adaptação da série para o cinema, intitulada "John Carter", com a personagem sendo interpretada pela atriz americana Lynn Collins.[3] Diferentemente da obra original, no filme, Thoris é filha de Tardos Mors e não neta.[4]

Como integrante da raça dos "homens vermelhos", no filme foi adotado como característica desse povo o uso de tatuagens (ou pinturas) nessa cor, por todo o corpo. Para conseguir esse resultado, a atriz teve que passar várias horas diariamente por um processo de maquiagem.[5] [6]

Para o traje de noiva de Dejah Thoris, utilizado no filme, foram aplicados à mão mais de 120.000 cristais Swarovski.[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Dejah Thoris (em inglês) no Internet Movie Database